Ajuda

Dicas de como organizar seus experimentos

Passo 1

Antes de começar a produzir seu experimento, vale a pena criar uma lista dos passos do procedimento e imaginar o que vai aparecer em cada foto. Isso torna a produção das imagens muito mais fácil e evita que você acabe pulando um passo importante e não consiga mais fotografar o que aconteceria na etapa anterior.

Passo 2

A introdução do experimento é muito importante, pois é onde os visitantes ficam sabendo do que trata o seu experimento. Uma introdução concisa e clara ajuda os usuários a decidirem se é realmente este o experimento que estavam procurando e se vale a pena ler todo o material. Uma boa introdução é ao mesmo tempo informativa, mas também pode ser intrigante, deixando o leitor com vontade de ver o que acontece naquele experimento.

Passo 3

As palavras-chave são fundamentais para que seu experimento seja localizado no sistema de busca. Uma boa dica é incluir palavras gerais e ir cada vez mais para termos específicos do seu experimento. Por exemplo, um experimento pode ter como palavras-chave: química, eletroquímica, pilhas, pilha seca. Ao colocar como palavra-chave os termos química, física e biologia, você estará ajudando pessoas que querem achar todos os experimentos em uma destas áreas.

Passo 4

Incluir uma foto dos materiais utilizados é algo que pode ajudar bastante na hora de preparar o experimento. Você pode também dizer em que lugar encontrou algum material mais específico.

Passo 5

Descrever o procedimento passo a passo com a ajuda de imagens ou de vídeos garante que seus leitores irão conseguir reproduzir o que você fez com segurança e facilidade. Você pode incluir mais de uma foto em cada passo, ou uma foto e um vídeo.

Passo 6

Uma explicação, em linguagem simples e clara, do que acontece no experimento vai ajudar imensamente os usuários a conseguirem utilizar bem os experimentos no pontociência. Se você tem alguma dúvida, os seus colegas da comunidade do pontociência podem ajudar, com comentários no seu experimento. E você sempre pode voltar e editar o seu experimento.

Passo 7

Você pode incluir links e referências no seu experimento ou remeter o leitor a algum outro assunto relacionado. Algo como uma seção “veja também” ou “para saber mais”.