21 novembro 2012 ~ 4 Comentários

músicas para seus vídeos

Muitas pessoas já comentaram conosco que as trilhas sonoras dos vídeos do pontociência são um diferencial interessante. Em geral, tentamos usar músicas instrumentais, pouco conhecidas e que combinem com o clima do vídeo (embora isso seja às vezes algo extremamente subjetivo).  Na verdade, muitas vezes é a trilha que dá o clima do vídeo, fazendo com que operações como transferir um líquido de um recipiente pro outro fiquem mais animadas.

Mas onde encontrar músicas para os vídeos? Eu posso usar qualquer música? Bom, aí entramos numa questão relativa a direitos autorais. Em tempos de internet, é interessante perceber que não basta saber qual é a legislação do seu país, você tem de saber o que é permitido pelos serviços que você usa. Um exemplo: você quer colocar um vídeo no pontociência. A legislação brasileira diz que utilizar um trecho de música em um vídeo com propósito educativo e sem fins lucrativos é algo permitido, mesmo que você não tenha autorização do dono do direito autoral. O que é um trecho? Se a música tem um minuto, 59 segundos pode ser considerado um trecho. Mas, para colocar o vídeo no pontociência, você tem de colocá-lo no YouTube. Isso quer dizer que você tem de seguir os termos de usuário do YouTube. Vamos ver como eles funcionam.

No YouTube, ao subir um vídeo contendo uma trilha de áudio, um programa analisa essa trilha e reconhece de maneira quase mágica, se você usou uma música que pertence a uma gravadora. Ou seja, o programa compara o seu áudio com milhares de músicas e verifica se existe uma equivalência. Se ele percebe que você usou música de terceiros sem autorização, podem acontecer duas coisas: ele corta a sua trilha de áudio e seu vídeo ainda pode ser assistido, mas sem música (e um e-mail te avisa para você substituir a trilha sonora) ou ele permite que você mantenha a música, mas te avisa que irão aparecer anúncios no seu vídeo (cujo rendimento irá em parte para a gravadora dona dos direitos da música).

Se você reparar, irá ver que canais do YouTube cujos donos recebem dinheiro pela exibição dos seus vídeos em geral evitam usar uma trilha sonora. De nada adianta seu vídeo ter 1 milhão de exibições, se os termos de uso do YouTube proíbem você de receber por vídeos que contém material de terceiros. Aproveito para dizer que o pontociência não recebe nada pela exibição dos seus vídeos no YouTube.

Como fazer então? Uma saída é usar música gratuita, cujos autores permitem a utilização sem a cobrança de “royalties” (royalty é uma taxa paga pela utilização de uma música em um filme, vídeo, peça de teatro, etc.). Quando a música tem a cobrança de royalties, ela é cobrada por exibição. Ou seja, se uma peça de teatro usa uma música na trilha, é paga uma taxa a cada exibição da peça (ou no rádio, TV, etc.).

Uma das fontes de músicas que temos utilizado muito é o site de Kevin MacLeod. Para utilizar suas músicas, basta incluir nos créditos do vídeo que a trilha sonora é dele. Ou seja, a música não está no domínio público, ela pode ser usada desde de que o autor seja creditado na obra. Essa é uma diferença importante. É frequente perceber que muitas pessoas acreditam que, por estar na Internet, seria permitido baixar e utilizar uma imagem ou música para qualquer finalidade. Na verdade, o autor é o dono do direito autoral. Se você tira uma foto, ela é sua; se grava uma música ou escreve um texto, eles são seus. Nada tira esse direito e não é necessário registrar isso em lugar nenhum.

O mais interessante desse site é o fato dele não cobrar nada pelas músicas além da atribuição do seu nome nos créditos. Existem vários sites que oferecem músicas “royalty free”, mas cobram por isso.

E você? Gosta das músicas dos vídeos do pontociência? Acha importante ter música num vídeo sobre ciência? Não deixe de comentar abaixo.

4 respostas to “músicas para seus vídeos”

  1. ZaZo 12 julho 2013 at 3:57 Permalink

    Bom, fiquei com uma dúvida, estou finalizando um documentário longa metragem sobre a cultura Hip-Hop em Alagoas. Tenho algumas musicas que foram autorizadas para esse filme, e estou querendo usar trechos de 9 músicas gringas. Minha dúvida é: mesmo meu filme sendo sem fins lucrativos e tem um tom educativo, eu preciso ter as autorizações dos artistas que produziram as músicas? Pelo que ando lendo, eu preciso ter as autorizações (ainda não falei com nenhum advogado, farei isso mais breve possível). Se puderem me ajudar eu agradeço desde já. Abraço!

  2. gisleine 31 julho 2013 at 20:53 Permalink

    Legal!Me ajudou muito seu texto!

  3. Alexandre Barros Fotografia 23 setembro 2013 at 9:11 Permalink

    Estava procurando algo para colocar nos videos de slideshow para fotos de clientes, mas pretendo colocar no youtube, com autorização deles, a minha dúvida ficava por conta da trilha sonora. Não quero ter problemas futuros. Recebi indicação desse post por um amigo, a matéria foi elucidativa e de quebra conheço um cana sobre ciências, são dois coelhos de uma vez.

    Abraços.


Leave a Reply