31 dezembro 2012 ~ 0 Comentários

2012 no pontociência

2012 está no fim e é sempre bom dar uma olhada pra trás e ver como nos saímos neste ano. Isso ajuda a pensar e planejar o que vem por aí.

Vamos começar com alguns números. Em 2012 foram publicados 124 experimentos, um pouco mais de 10 por mês. Nesse período, 3.145 pessoas se cadastraram no pontociência, elevando a nossa comunidade para mais de 12 mil usuários. De acordo com o Google Analytics, a ferramenta que usamos para as estatísticas do pontociência, tivemos mais de 563 mil visitantes diferentes, que realizaram 750 mil visitas ao portal. Desses, a esmagadora maioria é do Brasil (93,5%), seguidos por Portugal (2,3 %) e países da América Latina.

Muitos chegam até nós por meio de buscas no Google (a maioria), mas temos visitantes que vem diretamente ao pontociência, além de links em redes sociais como o facebook, twiter e YouTube e em sites como o Portal do Professor, Ciência na mão e diversos blogs sobre ensino de Química. O canal do pontociência no YouTube já chegou a mais de 2 milhões e 600 mil visualizações e temos mais de 2 mil inscritos.

Nossos visitantes gostam de aparecer por aqui durante a semana e durante o período de aulas. Nas férias e nos fins de semana o número de acessos diminui bastante. Entre setembro e novembro deste ano tivemos algo em torno de 3 a 4 mil visitas diariamente durante a semana.

2012 foi ano de ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química. O evento, que ocorre a cada dois anos, teve recorde de público e de trabalhos  enviados. O pontociência distribuiu o DVD pontoquímica para todos os participantes. Participamos de muitos outros eventos nas áreas de ensino e divulgação da ciência.

Em 2013 esperamos publicar mais experimentos, organizar novas coleções e incluir mais sugestões de como usar os experimentos nas suas aulas de ciências. Para isso, queremos muito contar com a sua colaboração. Envie sugestões e comentários e publique os seus experimentos. E nos ajude a divulgar o pontociência para seus colegas e amigos.

Desejamos a todos os usuários e visitantes do pontociência um ótimo ano!

 

Leave a Reply