28 janeiro 2013 ~ 1 Comentário

Sólidos difíceis de ver

Alguns elementos são difíceis de se ver, pois são muito raros. Alguns são mais do que raros: não existem na natureza, sendo produzidos artificialmente. Destes, alguns tem um tempo de meia vida curtíssimo.
Mas quero chamar a atenção para os elementos que não conseguimos ver, pelo simples fato de serem invisíveis. Estou falando dos gases, é claro. Com a exceção de alguns gases coloridos (bromo, iodo, por exemplo), a grande maioria dos gases é invisível.
Por isso é muito interessante quando conseguimos visualizar um elemento gasoso, transformando-o em um líquido ou em um sólido. É isso o que acontece no vídeo abaixo, da Royal Institution:

Eu nunca havia visto argônio sólido. Fantástico!

Eu já assisti (ao vivo) a produção de nitrogênio sólido, que é um experimento muito legal. O melhor vídeo que eu achei sobre isso no YouTube foi este aqui:

Além de mostrar a produção do nitrogênio sólido, ele mostra o que acontece quando ele é colocado sobre água na temperatura ambiente. Surpreendente! E neste vídeo o gelo seco (gás carbônico sólido) faz uma aparição inesperada. Aliás, dióxido de carbono é dos mais comuns de se ver, das substâncias que são gasosas na temperatura ambiente.

Bom, se tem vídeos de nitrogênio sólido, deve ter de oxigênio sólido também. Na verdade esses são mais raros. Encontrei este aqui:

Apesar da qualidade não é muito boa, dá pra ver que o oxigênio sólido é azul claro (oxigênio líquido é azul bem pálido).

Outro elemento que não estamos acostumados a ver no estado sólido é o mercúrio. No vídeo abaixo podemos ver ele sendo colocado em moldes e solidificando. Dá pra notar o cuidado que é necessário ao se manipular o mercúrio, que é muito tóxico.

Qual foi seu vídeo favorito? Conhece algum vídeo de outro sólido difícil de ver? Deixe seu comentário abaixo.

Uma resposta to “Sólidos difíceis de ver”

  1. Lyssa 2 setembro 2013 at 0:21 Permalink

    Como pode a ciência ser tão linda?! Obrigada por me mostrar esses vídeos, fiquei maravilhada!!


Leave a Reply