31 maio 2013 ~ 0 Comentários

Química na praça – evento na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

A 36a. Reunião Anual da SBQ aconteceu entre os dias 25 e 28 de maio em Águas de Lindóia, interior de São Paulo. Mais de 2.000 pesquisadores, estudantes e professores de Química se reuniram para apresentarem suas pesquisas e trocarem experiências. Esta reunião trouxe uma novidade: atividades programadas para estudantes do ensino fundamental e médio para divulgar a Química. Era a Química na Praça. Aproveitando o espaço ao redor do imenso hotel que hospeda o evento, os organizadores montaram tendas para receber os alunos e mostrar experimentos de Química.

Quem levou os experimentos foi a equipe do pontociência. Com uma seleção de atividades com o tema Água (muito apropriado para a região), foram mais de 10 experimentos realizados com materiais simples. Mostramos aluns experimentos inéditos (que vamos publicar em breve aqui no pontociência) e outros conhecidos, como a raquete de carpete, frasco mágico, de olho no repolho, nuvem na garrafa, entre outros.

Após uma chuva torrencial, a atividade foi deslocada para o interior do hotel. Os alunos puderam interagir com os diversos experimentos e ainda visitar a área de exposição do evento, onde diversas companhias demonstravam equipamentos de análise de alta tecnologia.

A Sociedade Brasileira de Química vem se destacando na produção de conteúdo educativo e de divulgação científica. Desde o Ano Internacional da Química em 2011, a SBQ já publicou diversos livros na série Química do cotidiano e Química perto de você (esta última, com livros de experimentos). Você pode baixar todos os livros gratuitamente. Além, é claro, da revista Química Nova na Escola, que também tem todo o seu conteúdo online e gratuito. A revista tem uma sessão de experimentação em Química com material de alta qualidade.

Ao final do evento, a assembléia da Sociedade concluiu que a atividade foi um sucesso e decidiu que todos os eventos científicos promovidos pela SBQ devem contar com atividades de divulgação científica como o realizado nesta edição na reunião anual. Esperamos poder participar em outros eventos da SBQ!

 

 

 

Química na praça

 

Leave a Reply