Experimentos > Teste da Chama

Introdução

O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.

O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.
 

Cor da solução de Cobre.

Cor da solução de cálcio.

Cor da solução de estrôncio.

Materiais necessários

  • Três Bérqueres
  • Três Borrifadores
  • Solução de Cobre
  • Solução de Estrôncio
  • Solução de Cálcio
  • Álcool
  • Bico de Bünsen

Comentários

  • Jose Antonio Casais Casais disse em 10/04/2010

    uma variante desta aula é usar alças de níquel-cromo(resistência de chuveiro)e bastão de grafite ou palito carbonizado para queimar com soluções de sais iônicos na concentração de 1 MOL/L; O efeito é o mesmo.

  • Luiza Sena de Miranda disse em 29/11/2008

    Muito bonito!
    parabéns!

Comente

Para fazer comentários é preciso estar cadastrado no PontoCiência.

Cadastre-se ou faça login para comentar este experimento.

Veja também

Tornado de fogo, por Leandro

Teste atômico, por Leandro

Fogo verde, por Benedito

Mistura quente, por COLTECM26

Buscar experimento

opções de busca

Experimentos Comunidade Ajuda Quem somos Notícias Outras fontes Contato