A forja Por: Alfredo Mateus

 Em mais um vídeo da série Ciência na Roça, mostramos como funciona a forja. A forja é um equipamento para se aquecer uma barra de ferro em brasa para ser trabalhada a quente. Esta é uma tecnologia muito interessante que cada vez menos pessoas conhecem e utilizam.

Materiais Necessários

  • projetor multimídia ou
  • sala de informática

Fase 1 - Vídeo

 Assista ao vídeo abaixo. O vídeo pode ser usado como ponto de partida para discussões em sala de aula sobre as ligações nos metais e sobre o que ocorre com os átomos ao se aquecer um material.

Fase 2 - Para saber mais

 Não deixe de conhecer o experimento Entortando o metal para saber mais sobre as ligações e o tratamento térmico de metais.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Ricardo Lima em 11/12/2013 16:02:27

Na verdade é errado esfriar o metal na água,pois o oxigênio presente na agua, oxida o ferro, e alguma propriedade faz com que o ferro fique fraco, o povo batedor de ferro mais antigo,(como meu avô fazia) esfria o ferro a óleo lubrificante queimado,(óleo queimado)isso traz ao ferro uma dureza semelhante ao aço, e o óleo impede o ferro de enferrujar(oxidar).

É muito comum em minha região esse processo, para bateralavancas,enxadas,enxadecos,talhadeira,espontão, machados, e picaretas .