A função dos agasalhos Por: Natalia Cristina

Verdadeiro ou Falso?

No inverno, utilizamos cobertores e casacos para amenizar a sensação de frio. É muito comum escutarmos: "Poxa! Estou com tanto frio, preciso de um cobertor ou casaco para me esquentar." E você, também acredita que os cobertores e casacos podem mesmo nos aquecer? Compreenda como os agasalhos "nos aquecem" nesta atividade!

Materiais Necessários

  • 2 cubos de gelo;
  • 2 batatas (de tamanhos iguais ou parecidos);
  • 4 pratos ou pires;
  • 2 pedaços de tecido grosso, do tipo cobertor;
  • relógio;
  • termômetro (-10°C a 110°C);

Fase 1 - Agasalhando o cubo de gelo

Um dos cubos de gelo deve ser embrulhado ao pedaço de tecido e colocado em um dos pratos. O outro cubo não deve ser embrulhado, apenas, colocado separadamente em outro prato. Feito isso, abandone os pratos por 15 minutos e faça sua previsão: qual dos pratos terá maior massa de gelo derretido?

 

Fase 2 - Agasalhando uma batata quente

Enquanto o passo 1 está em andamento, vamos para a segunda parte da experiência. Aqueça em água as batatas até uma temperatura de aproximadamente 60oC. Agora coloque uma das batatas embrulhada no um pedaço de tecido grosso, deixando a outra batata desembrulhada sobre um segundo. Aguarde cerca de 12 minutos para desembrulhar uma das batatas e comparar a temperatura das duas. Antes, porém, faça sua previsão sobre o que acontecerá com a temperatura das batatas em cada situação após esse período.

Observação: Não vale mexer nas montagens durante esse período!

Fase 3 - Resultados do experimento

Confira no vídeo os resultados do experimento. Note as diferenças entre as massas de gelo remanescentes. O resultado confirmou sua previsão? Você consegue interpretá-lo? Confira nossa explicação na seção "O que acontece".

Fase 4 - Resultados do experimento

Confira no vídeo os resultados do experimento. Note as diferenças entre as temperaturas apresentadas pelas batatas. O resultado confirmou sua previsão? Você consegue interpretá-lo? Confira nossa explicação na seção "O que acontece".

Fase 5 - O que acontece

No passo 1, se você previu que o gelo embrulhado com o tecido grosso derreteria menos, acertou na mosca! Note que, se o tecido esquentasse de fato, o gelo derreteria mais rápido. No passo 2, se sua previsão foi de que a batata que ficou embrulhada teria ao final do experimento uma temperatura maior que a desembrulhada, você acertou novamente. Porém, para batatas grandes a diferença de temperatura entre as duas batatas pode ser frustrantemente pequena. A batata estava a uma temperatura de aproximadamente 60ºC e o local onde foi realizada a experiência a uma temperatura ambiente de cerca de 25ºC. Sabemos que o calor flui de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura. Dessa forma, parte da energia térmica da batata é transferida, por meio do calor, para o ambiente no qual a batata se encontra. Essa transferência tende a diminuir a temperatura de cada batata. A batata embrulhada sofre menor redução em sua temperatura e apresenta maior temperatura final, pois o tecido que a envolvia  agiu como um isolante térmico, ou seja, reduziu o fluxo de calor entre a batata e o ambiente. Batatas grandes têm muita energia térmica e, por isso, demoram muito para esfriar mesmo que não estejam embrulhadas por um isolante térmico.

No caso do cubo gelo, como sua temperatura era menor que a do ambiente, o calor fluiu do ambiente para o gelo, e o cobertor mais uma vez serviu para reduzir a troca de calor entre o gelo embrulhado e o ambiente a sua volta.

Dessa forma, concluímos com a experiência que, a função dos agasalhos e cobertores nos dias frios, é reduzir a troca de calor entre nosso corpo e o ambiente, agindo como um isolante térmico. Além disso, para que fossem capazes de  nos aquecer, os cobertores deveriam ser uma fonte de energia térmica em potencial, exemplo, um "cobertor elétrico".

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.