As cores do permanganato Por: Leandro Fantini

 Neste experimento é possível perceber a descoloração do permanganato de potássio (KMnO4) a partir de uma reação de oxirredução com água oxigenada (H2O2) e ácido acético (CH3COOH – vinagre).

Materiais Necessários

  • ácido acético (CH3COOH – vinagre)
  • água (H2O)
  • água oxigenada (H2O2) 10 volumes
  • comprimido de permanganato de potássio (KMnO4)
  • 3 béqueres ou copos

Fase 1 - Mãos à obra

Triturar o comprimido de permanganato de potássio (KMnO4). Dissolver alguns pequenos grãos de permanganato de potássio (KMnO4) em água, de modo a ter uma solução de coloração não muito intensa.

Fase 2 -

Adicionar alguns mililitros de ácido acético (CH3COOH – vinagre); Adicionar alguns mililitros de água oxigenada (H2O2) ao béquer. Observe o que ocorre.

Fase 3 - O que acontece

Este experimento é interessante pois os materiais são muito fáceis de serem obtidos e de custo muito reduzido. Uma quantidade mínima de permanganato pode ser utilizada, o que reduz custos e o impacto ambiental. A reação responsável pela descoloração do permanganato de potássio (KMnO4) é a redução do íon permanganato (MnO4-). A solução deste íon apresenta uma coloração violeta e se torna incolor conforme representado na equação química a seguir:

2 MnO4-(aq) + 6 H+(aq) + 5 H2O2(aq)  --->  2 Mn2+(aq) + 8 H2O(l) +5 O2(g)

Neste processo, á água oxigenada é oxidada, formando o gás oxigênio. Os produtos formados não são nocivos ao meio ambiente, sendo, portanto, de fácil descarte e/ou tratamento.

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.