Brincadeira com copos Por: Leandro Fantini

Aonde foi a água? Não tire os olhos do copo e você saberá.

Materiais Necessários

  • Fralda descatável
  • Fita adesiva
  • 3 copos opacos
  • Tesoura
  • Água

Fase 1 - Mãos à obra

Corte dois pedaços de fita adesiva e cole-os no fundo de um dos copos. Em seguida corte um pedaço de fralda descartável e fixe-a ao fundo do copo que contém a fita adesiva.

Fase 2 - Mãos à obra

Meça aproximadamente 20 ml de água em outro copo.  Se você quiser, pode adicionar um corante para melhorar a visualização. Coloque os copos em uma altura que não dê para os estudantes verem dentro deles. Despeje a água em um dos copos que não está com a fralda e comece a brincadeira. Assista ao vídeo e confira como ficou.

Fase 3 - O que acontece

As fraldas descartáveis geralmente trazem em sua embalagem como ingrediente, entre outros produtos, algo denominado de “polímero superabsorvente”. Polímeros são compostos de elevada massa molecular, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir da reação de unidades estruturais menores conhecidas como monômeros. No caso das fraldas o polímero absorvente é o poliacrilato de sódio. Por conter íons sódio no seu interior, a fase interna ao polímero fica mais concentrada (meio hipertônico) que a fase externa. Desta forma, o poliacrilato absorve água por osmose, retendo-a no seu interior por meio das fortes interações que a água estabelece. Este processo causa um aumento de massa e volume ao grânulo do poliacrilato, transformando-o em um gel no qual a água fica presa na rede tridimensional do polímero.

Fase 4 - Veja também

Experimentos relacionados ao tema.

Poliacrilato, o super absorvente

Para onde foi a água

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Raquelfaria em 05/05/2010 08:22:07

Adorei a diversão e o teatro! Além da química, é claro.

Rafael Santana Gomes em 04/05/2010 20:50:18

Bacana, qundo se prepara algo envolvendo química e se explica devidamente é sempre legal para instigar os estudos e a aprendizagem correta em química.