Cabo de guerra elétrico Por: Valeria Moreira Oliveira

O cabo de guerra é aquela brincadeira com dois grupos de pessoas e uma corda, cada grupo tentando puxar o outro para o seu lado. Vamos ver uma maneira diferente de brincar, usando as cargas elétricas.

Este experimento foi realizado na oficina do pontociência por Valéria Moreira Oliveira, Cleonice Jesus Prado, Rute Millrath e Rosihane Keller Nunes, na Unicentro, Guarapuava/PR.

Materiais Necessários

  • balão de borracha
  • lata de alumínio
  • roupa de lã
  • papel toalha

Fase 1 -

Coloque uma lata de alumínio deitada em uma mesa ou outra superfície, de modo que ela possa rolar livremente. Atrite o balão cheio em uma peça de roupa de lã. Logo em seguida, aproxime o balão da lata. Observe o que ocorre.

Fase 2 - Cabo de guerra elétrico

 Duas pessoas podem brincar ao mesmo tempo, atritando dois balões cheios com lã. Aproximando da lata os balões em lados opostos, pode-se ver quem vai ganhar o "cabo de guerra". Outro desafio possível é conseguir fazer com que a lata fique parada no centro, equilibrando as forças.

Fase 3 - O que acontece

Ao atritarmos dois corpos, como no caso do balão e da lã, cargas elétricas são transferidas de um para o outro. Desta forma, um dos objetos fica com excesso de cargas negativas e o outro com excesso de cargas positivas. Objetos com cargas opostas se atraem e com cargas iguais se repelem.

A lata de refrigerante não foi atritada. Como conseguimos fazer com que ela seja atraída pelo balão? Ao aproximarmos o balão carregado de um objeto eletricamente neutro, induzimos a separação de cargas neste objeto. O lado da lata que está mais próximo do balão ficará com cargas opostas à do balão e o outro lado com excesso de cargas de mesmo sinal. O resultado disso é que o balão atrai a lata.

Quando temos dois balões equilibramos as forças vindas da atração dos dois lados. Esta força depende muito da distância entre o balão e a lata (a força varia com o quadrado da distância).

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Mahrcello Lima em 28/11/2012 17:55:58

para que serve o papel toalha

Selma Correa Gomes em 01/04/2010 01:59:36

legal

Liga Dos Elementos Liga Dos Elementos em 15/01/2010 14:34:34

Muito legal o experimento...A liga dos elementos foi criada para apresentar ao publico muitas experiencias interessantes da area quimica e fisica e nosso primeiro video ja esta disponivel,assim que puder de uma olhadinha divulguem esse projeto... ate a liga dos elementos agradece...o video esta super legal vcs vão gostar...

Breno Dalosto em 18/12/2009 14:03:00

mui loco!!!