Café frio? Não! Por: Lucas Bouças

 Você vai se deliciar com um belo café e percebe que ele está frio. Ele já está no copo de papel ou plástico, e agora? Veja esse experimento e saiba como resolver essa situação.

Materiais Necessários

  • Copo plástico ou de papel
  • café ou outra bebida que se consuma quente
  • isqueiro
  • termômetro

Fase 1 - Situação

 Pegue um copo com a bebida, preferencialmente copos pequenos com pouco conteúdo (um copinho de 50 mL apresenta um excelente resultado), a bebida deve estar fria (temperaturas próximas da temperatura ambiente) faça a medida da temperatura e indique.

Fase 2 - Solução

 Aqueça a parte inferior do copo com ajuda de um isqueiro até que a bebida atinja a temperatura desejada.

Fase 3 - O que acontece

 Apesar de o plástico derreter com certa facilidade, e de tanto o plástico quanto o papel serem combustíveis, a chama do isqueiro não causará acidentes, pois a maior parte do calor recebido pelo copo será transmitido para a bebida. A temperatura do fundo do copo não irá aumentar muito porque ele está em contato com a bebida que fica no fundo do copo e, devido às correntes de convecção geradas no processo, a bebida irá subir quando aquecida e a bebida fria irá descer, fazendo com que a temperatura de todo o sistema suba de forma bem homogênea. Para que as moléculas do copo se rompam seria necessário que o sistema atingisse uma temperatura bem maior que a temperatura desejada para o consumo de bebidas quentes, como o nosso café.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Diego Pessoa Pessoa em 30/08/2015 11:09:55

muito bacana, vou fazer na minha escola

Willian Lemos em 10/11/2011 09:50:30

Adorei

muito interessante

parabens.

Vou pfazer na minha escola.

Denise Ávila em 25/08/2010 23:15:17

A edição deste vídeo foi um show a parte!

Muito bacana!

Caroline Saldanha em 22/08/2010 12:35:28

Café frio nunca mais!!

Muito bom!

Lucas Bouças em 18/08/2010 21:54:23

Valeu Lu! Gostei muito de ter feito esse experimento, além de ser de fácil execução e envolver interessantes conceitos físicos o Edgard fez um excelente trabalho de edição deixando o vídeo extremamente divertido.

Luiza Lourêdo em 18/08/2010 18:25:44

Muuiiiiito legal!!!!

Vou testar me casa.