Caixa preta Por: Leandro Fantini

Construa uma caixa negra e veja como pode ser interessante descobrir quais produtos emitem luz na presença de luz ultravioleta.

Materiais Necessários

  • Uma caixa de papelão pintada de preto
  • Uma lâmpada ultravioleta
  • Sabão em pó
  • Água Tônica
  • Canetinha marca texto

Fase 1 - Mãos à obra

 

Coloque a caixa de papelão pintada de preto sobre uma mesa. O objetivo da caixa é que com ela você não precisa apagar as luzes ou escurecer o ambiente para ver os efeitos da fluorescência.

 

Ligue a lâmpada e observe como o sabão em pó, a água tônica e a canetinha marca texto emitem luz. Compare os objetos na luz normal e no escuro, com a luz negra. Outros objetos também emitem luz na presença de luz ultravioleta, como por exemplo, a carteira de motorista, alguns ingressos de shows e até mesmo escorpiões!

 

Fase 2 - O que acontece

 

A fluorescência ocorre quando um sistema é capaz de absorver energia eletromagnética em um determinado comprimento de onda, como por exemplo na região do ultravioleta, e reemitir esta energia na forma de luz visível. Quando os elétrons presentes na substância absorvem a luz ultravioleta eles "saltam" para um nível de energia mais alto (estado excitado). Quando o elétron volta para o seu estado de mais baixa energia (estado fundamental), ele emite luz. Mas, se a energia do "pulo" para o nível mais alto foi correspondente ao ultravioleta, por que ele emite luz na região d espectro visível? Isso ocorre pois a molécula interage com suas vizinhas, perdendo energia através de suas vibrações. Quando ela finalmente emite a luz, ela já possui uma energia menor. Todo o processo ocorre em tempo inferior a 0,00001 segundos, o que torna este processo muito mais rápido que a fosforescência.

 

Vários documentos possuem tintas fluorescentes para evitar falsificações, como as novas carteiras de motorista e carteiras de identidade. Já a água tônica brilha por causa da quinina presente em sua fórmula e que confere o sabor amargo. Sabia que o escorpião é fluorescente? Quando a luz ultravioleta é projetada sobre ele, no escuro, ele emite uma luz azul esverdeada. Isso acontece porque os escorpiões possuem substâncias na sua cutícula que são fluorescentes, embora ainda não se tenha certeza se isso seria uma vantagem evolutiva.

 

Fase 3 - Para saber mais

Veja também um experimento sobre fosforescência e compare as diferenças entre fluorescência e fosforescência.

Experimento sobre fosforescência.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Felipe Freitas em 12/04/2014 16:55:54

Perfeito.

Isso evidência o efeito dos níveis de energia dos átomos?

Flávia Mayumi Takinami em 09/08/2011 21:17:37

Gostei !!!

Leandro Fantini em 08/07/2011 17:07:39

Sandro, certamente se você for usa-la com frequência é uma boa dica. Ou use luvas e blusa de manga comprida.

Sandro Aléssio Vidal de Souza em 08/07/2011 09:40:49

Muito bom esse experimento! Só me preocupa a exposição ao ultravioleta cada vez que for realizá-lo... Não seria mais seguro fazer um buraco na parte de cima da caixa para encaixar o bocal com lâmpada? Dessa forma não se teria o contato direto com o UV...

Flaviany Cezar de Faria Cezar em 04/11/2010 22:51:52

Muito bom ...

Adorei esse experimentos.

Alcolyte . em 05/05/2010 14:50:44

Interessante e bem legal o experimento.

Só recomendaria não expor sua mão a luz ultravioleta, como faz na foto "Carteira sob luz negra". Essa exposição, se for constante, pode causar câncer de pele.

Mesmo se não é o seu caso, é legal informar as pessoas.

Fora isso está ótimo, Leandro!