Ciência di buteco - Última parte - Chocolate Por: Leandro Fantini

Na série Ciência di Buteco mostramos diversas curiosidades de bar e a ciência por trás deles. Neste episódio,você se surpreenderá ao ver a quantidade de óleo extraída de um pedacinho de chocolate e ainda poderá conferir os erros de gravação dessa série.

Materiais Necessários

  • Chocolate
  • Acetona
  • Uma espátula
  • Uma balança analítica
  • Dois béqueres
  • Uma caneta

Fase 1 - Mãos à obra

Pese e anote a massa dos béqueres vazios. Coloque um béquer na balança, anote sua massa e tare-a. Coloque um pedaço de chocolate sobre o béquer e anote sua massa. Retire o béquer da balança e triture o chocolate. Adicione 10mL de acetona ( preferencialmente acetona de laboratório ) e mecha por pelo menos 1 minuto. Transfira a solução de acetona e chocolate para o outro béquer que deverá estar com sua massa anotada. Adicione mais 10mL de acetona no chocolate mexa e despeje no outro béquer. Espere secar a acetona e pese novamente o béquer. Faça os cálculos e veja  a quantidade de gordura que você obteve. Este experimento pode ser feito de forma mais qualitativa, ou seja, a quantidade de óleo pode ser apenas observada caso você não tenha uma balança analítica.

Fase 2 - O que acontece

A acetona possui um boa interação com as moléculas de óleo. Os óleos são longas cadeias carbônicas apolares com uma pequena parte polar. Como a acetona é "levemente" polar, ela possui uma boa interação com os óleos e gorduras sendo possível a extração deles do chocolate. Quando transferimos a solução de acetona e chocolate para o outro béquer, boa parte do óleo e gordura do chocolate passam para a acetona.

Como a acetona possui alta pressão de vapor se comparado aos ácidos graxos presentes no chocolate, a acetona evapora e o óleo e a gordura ficam. Lembre-se que quanto maior a pressão de vapor de um líquido, mais volátil ele é. Sendo possível a observação direta da presença do óleo ou da gordura presentes naquele pedaço de chocolate.

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.