Conhecendo os cromossomos Por: Luana da silva cruz

Essa atividade pode ser aplicada com alunos do segundo ano do ensino médio na disciplina de genética. É uma atividade fácil, que permite trabalhar o conteúdo em equipe, com materiais alternativos e baixo custo. Tem como objetivo abordar de forma interativa a duplicação dos cromossomos bem como mostrar a diferença de cromossomos simples e duplicados, mostrar a diferenciação das cromátides, facilitar a identificação de gene, relembrar conceitos da genética como DNA, alelos e genes.

É importante que como conhecimentos prévios, as alunos tenha como bagagem, principalmente o conceito de Cromossomo e Alelo, para que a atividade possa ser melhor compreendida e realizada em tempo adequado. De forma a dar um “Feed Back” para o professor, acerca dos conhecimentos prévios que o aluno carrega, bem como um retorno sobre o aprendizado dos mesmos após ter realizado a atividade, como sugestão, pode ser realizado um pré o pós teste, o pré teste antes da atividade dinâmica e o pós teste após a atividade, com questões sobre conceitos importantes da genética primordiais para realização da atividade.

Materiais Necessários

  • canudo de plástico branco 2 por grupo
  • canudinhos de plástico coloridos 1 de cada cor
  • fio de barbante 1 por grupo
  • régua 1
  • tesoura 1

Fase 1 - Montando o cromossomos

    1°) Corte a barbante em pedaços. Os canudos brancos, representarão os cromossomos, estes podem está duplicados ou não, se duplicados, deve-se representar um X com dois canudos ou deixar somente um canudo para os não duplicados (Pode-se selecionar grupos ou pessoas dentro do grupo para fazer cromossomos diferentes) Para os duplicados/em formato de X deve-se amarrá-los bem na região de encontro com o pedaço de barbante, a fim de uni-los. Para os simples, amarrar na região central. (O barbante representará os centrômeros dos cromossomos)

    2°) Corte os canudinhos coloridos em diversos tamanhos sendo que as mesmas cores devem ter os mesmos tamanhos, pois representam os alelos (Use a régua para medir). É legal que além de cores diferentes, hajam canudos de mesma cor porém de tonalidades diferentes ( ex. Azul escuro e azul claro) para representar alelos dominantes e também os recessivos.

    3°) Insira os pedaços de canudinhos coloridos nos canudos brancos que estão representando os cromossomos. A sequência pode ser pré determinada pelo professor no quadro ou pelo grupo/aluno (Ex: EVMRE) de acordo com identificação dos genes: Azul: A, Vermelho: V, Amarelo: M, Roxo: R, Verde: E. É legal que tenha diferentes combinações para cada grupo/aluno. O mesmo deve ser feito para o cromossomo homólogo (Mesmas tonalidades de cores para alelos dominates e tonalidades diferentes para alelos recessivos)

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