Enganando a densidade Por: Alfredo Mateus

 Neste experimento iremos mostrar como fazer uma coluna de densidade. Uma coluna de densidade é um tubo contendo líquidos em diversas fases, organizados na ordem das suas densidades. A nossa coluna vai ser diferente, pois teremos várias fases empilhadas, porém só usaremos DOIS líquidos!!!

Materiais Necessários

  • tubos de ensaio de diâmetros internos diferentes
  • água
  • óleo
  • conta-gotas
  • corante alimentício (opcional)

Fase 1 - O que você já sabe

Coloque algumas gotas de corante alimentício em 20-30 mL de água. Coloque a água no tubo até cerca de um terço de sua altura. Coloque o óleo vegetal sobre a água no tubo. O óleo fica por cima da água e não se mistura com ela. Até aí, nada de novo... Você provavelmente já viu isso antes. 

Fase 2 - Algo diferente

Coloque óleo vegetal no tubo até cerca de um terço de sua altura. Agora coloque a água sobre o óleo. Epa! A água ficou sobre o óleo. Mas não era o óleo que ficava sobre a água? Algo estranho está acontecendo aqui.

Mas não deixe a estranheza atrapalhar seu experimento. Agora você pode montar uma coluna de densidade com apenas dois líquidos: água e óleo. Coloque no tubo um pouco de água, um pouco de óleo. Depois um pouco de água, um pouco de óleo e vá alternando até chegar no topo do tubo. 

Fase 3 - O que acontece

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.