Estudo dos Movimentos Por: Gustavo Pulze Paiva

Esta aula tem a ver com os movimentos.

A parte da Física que estuda os movimentos, suas causas e seus efeitos é a Mecânica.

A Cinemática é a parte da Mecânica que descreve os movimentos, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante, sem se preocupar com as causas que o produzem.  

Materiais Necessários

  • Máquina Digital
  • Editor de imagens
  • Criatividade

Fase 1 - Orientações

Vamos... Todos se movimentando... Prá lá... Prá cá... Movimento é tudo de bom!!!

Junte os colegas, entrem nessa onda... E mais, registrem tudo... Os outros vão querer saber o que vocês fizeram...

Nesta tarefa o movimento é o foco, ou melhor, estará no foco das suas câmeras e celulares... A hora é agora!!!  

Fase 2 - Tarefa

A tarefa é simples: capturar situações onde existe movimento!

Depois de escolher seus colegas de grupo, decidam que tipo de situação poderá ser alvo de fotografias ou pequenos vídeos que auxiliem a entender o tipo de movimento capturado... Vocês devem fazer o registro digital das imagens e identificar, através dos recursos disponibilizados, os tipos de movimentos envolvidos na situação... Vai ser um trabalho legal... Então, vamos lá!!!!

Fase 3 - Formar grupo de até cinco alunos

Dividir os papéis para cada membro do grupo: parte dos alunos deve ficar responsável pela captura de uma seqüência de fotos (entre cinco a dez fotografias digitais ou não) ou vídeo (máximo 45 segundos), utilizando equipamentos como câmeras digitais ou celulares. O restante do grupo, um ou dois alunos, se responsabiliza pela edição das fotos/vídeo, que será apresentado aos demais colegas da turma e avaliado pelo professor.

Podem ser capturadas situações que envolvem algum tipo de movimento. Deve-se prestar atenção que o movimento capturado precisa estar bem referenciado, ou seja, as pessoas que observarem o trabalho posteriormente devem identificar que realmente houve o movimento justificado pelo grupo.  

Fase 4 -

As possibilidades do trabalho são muitas: fazer uma seqüência de fotos ou vídeo de um automóvel/moto se descolando ao longo de uma estrada; de um jogo de futebol ou outro esporte qualquer; criar personagens com massinha ou fantoches, inserindo-os em situação de movimento; fazer desenhos em forma de animação; registrar movimento de carrinhos de brinquedo ou outros aparatos artificiais... Podem ser utilizados como parâmetros para análise a inclusão de fitas métricas e outros dispositivos que facilitem medidas diretamente no cenário da captura...

Após o registro das fotos ou vídeos a equipe deverá fazer a breve análise do tipo de movimento envolvido na situação. Avaliar se há possibilidade de estipular velocidade, aceleração, presença da conservação da quantidade de movimento e outros dados que podem ser relevantes. O relato não deve ser extenso, restringindo-se ao tamanho máximo de uma página.

Fase 5 - RESULTADOS

Trabalho 1 - Setembro de 2010

Fase 6 - RESULTADOS

Trabalho 2 - Setembro de 2010  

Fase 7 - RESULTADOS

Trabalho 3 - Setembro de 2010

Fase 8 - RESULTADOS

Trabalho 4 - Setembro de 2010

Fase 9 - RESULTADOS

Trabalho 5 - Setembro de 2010  

Fase 10 - Resultados

Trabalho 6 - Setembro de 2010

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.