EXECUÇÃO DA DIVISÃO CELULAR Por: Marcela de Frias Barreto

Nessa prática, os alunos vão executar as fases da mitose e da meiose, com o que acontece de importante em cada uma delas. Assim, o processo deixa de ser microscópico e facilita a visualização e aprendizado dos alunos.

Materiais Necessários

  • 2 folhas de ofício;
  • 8 pedaços de fio, sendo quatro de cada cor;
  • Lã ou linha (para fazer a carioteca e os fusos);
  • Carretéis de linha ou canudo (para fazer os cent
  • Pedaços de fios, em forma de u para fazer os cen
  • Tesoura (para cortar as folhas).
  • Esse é o material necessário para cada grupo.

Fase 1 - Dividir a turma em grupos de 5 alunos

A turma deve ser dividida em grupos de aproximadamente 5 alunos. Deve ser entregue a cada grupo, o roteiro e o material necessário.

Fase 2 - Para o professor, o roteiro da prática que será distribuído.

 

 

  1. Pegue um pedaço de lã ou barbante e faça um círculo para representar a carioteca. Coloque este círculo na folha que você recebeu, a qual representa a célula.
  2. Coloque dois pedaços de canudinho no interior da folha, para representar os centríolos. Eles não devem estar dentro da carioteca.
  3. Pegue dois fios coloridos de cada cor (cada cor representa um par de cromossomos diferentes) e coloque-os dentro da carioteca que você fez anteriormente. Observe que eles ainda não se condensaram. Qual o nome a molécula de DNA recebe nesta fase?
  4.  Em seguida realize a duplicação da molécula de DNA acrescentando mais dois fios de cada cor. Observa que eles ainda estão linearizados.
  5. Agora comece a enrolar os fios de forma a diminuir o tamanho deles e organize-os aos pares (Você deve ter 2 pares de cada cor). Com esta forma qual nome a molécula de DNA recebe?
  6. Duplique os centríolos adicionando mais dois pedaços de canudinho. Cada par de centríolos deve estar em lados opostos da folha.
  7. Una cada par de cromossomos com os centrômeros fornecidos pelo professor, representados pelo pedaço de fio. Neste momento o núcleo começa a absorver água e aumentar seu volume, até que a carioteca se rompe. Você deve retirar a lã ou o barbante para simular o rompimento da carioteca. Como se chama esta etapa?
  8. Em seguida organize os cromossomos na região equatorial da célula (um cromossomo embaixo do outro).
  9. Agora corte oito pedaços de lã ou barbante para representar o fuso mitótico. Em seguida, amarre uma ponta de cada pedaço da lã ou barbante em cada uma das oito cromátides irmãs. Como se chama essa fase?
  10. Agora encurte os fusos aos poucos (você deve puxá-los em direção aos pares de centríolos), o que acontece com as cromátides irmãs? Como se chama esta etapa?
  11. A seguir desamarre a lã ou barbante para retirar os fusos e desenrole os fios, tornando a molécula de DNA linear novamente.
  12. Corte a folha ao meio e monte um núcleo em cada metade contendo suas respectivas moléculas de DNA. Quantos cromossomos existem em cada nova célula? Quantas células foram formadas. Como se chama esta divisão?
  13. Pegue a outra folha que você recebeu e repita os procedimentos de 1 a 7.
  14. Ao contrário da mitose, na primeira divisão da meiose, os cromossomos não estão um embaixo do outro separadamente e sim aos pares.
  15. Posicione os cromossomos já duplicados na região equatorial da célula, sendo que dois cromossomos da mesma cor devem ficar ao lado um do outro e os outros dois  de cor diferente devem ficar embaixo.  
  16. Ligue cada cromossomo a um fuso mitótico e puxe-os aos poucos. Lembre-se que as cromátides não se separam neste momento. O que aconteceu?
  17. Corte a célula ao meio e refaça os núcleos. Cada núcleo deve conter dois cromossomos, um de cada cor.
  18. A carioteca se rompe novamente.
  19.  Organize os cromossomos na região equatorial da célula (um embaixo do outro) e ligue cada cromátide a um fuso. Puxe o fuso aos poucos. Desta vez houve separação de quem?

Corte cada uma das duas células ao meio e refaça as cariotecas. Quantas células você obteve? Qual divisão você acabou de fazer? Qual a ploidia das novas células?                       

 

           

 

                  

 

 

 

 

Fase 3 - A execução da prática

O professor deve deixar os alunos executarem a prática sozinhos e ajudar quando necessário.

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