Faça o seu molde de látex Por: Leandro Fantini

 Veja como replicar objetos usando um pouco de látex e sua criatividade.

Materiais Necessários

  • Látex
  • Pincel
  • Molde de gesso
  • Massa epóxi

Fase 1 - Mãos à obra

Faça um molde no gesso do objeto que você quer replicar. Retire o objeto do gesso e sobre o molde aplique uma camada de látex com o pincel, preenchendo-o uniformemente. Espere o látex secar um pouco e aplique outra camada. Aplique pelo menos 3 camadas.

Fase 2 - Mãos à obra

Quando estiver totalmente seco, retire o látex do gesso com cuidado. Veja que o látex assume a forma do molde de gesso. 

Fase 3 - Mãos à obra

Retorne o látex para dentro do gesso e coloque uma camada de massinha ou durepox para criar um novo objeto. espere secar e retire o látex. Agora você pode pintar e fazer do jeito que quiser sua réplica.

Fase 4 - O que acontece

O látex natural é um polímero de isopreno (na maioria das vezes cis-1,4-poliisopreno). Normalmente, uma pequena porcentagem (até 5% da massa seca) de outros materiais, tais como proteínas, ácidos graxos, resinas e materiais inorgânicos são encontrados em borracha natural. O poliisopreno também pode ser produzido industrialmente, sendo chamado de "borracha natural sintética". O látex de borracha natural extraído da Hevea brasiliensis é um sistema complexo, de partículas coloidais polidispersas suspensas em um soro. As partículas de borracha de forma esférica são constituídas de cis-1,4 poliisopreno e são envolvidas por uma membrana proteica fosfolipídica que confere carga negativa à partícula, contribuindo para a estabilidade coloidal. O diâmetro destas partículas varia de 5,0 a 3.000 nm. Então a emulsão de látex é um sistema coloidal. Isopreno ou 2-metil-1 ,3-butadieno comum é um composto orgânico com a fórmula CH2 = C (CH3) CH = CH2. Ela está presente em condições normais como um líquido incolor. É o monômero da borracha natural e é um precursor de uma imensa variedade de outros compostos naturais.

Na composição dele ocorre, em média, 35% de hidrocarbonetos, destacando-se o 2-metil-1,3-butadieno comercialmente conhecido como isopreno, o monômero da borracha. O látex é uma dispersão coloidal estável de uma substância polimérica em um meio aquoso. O látex é praticamente neutro, com pH 7,0 a 7,2, mas quando exposto ao ar por um período superior a 12 horas, o pH cai para 5,0 e sofre coagulação espontânea, formando o polímero que é a borracha , representada por (C5H8)n , onde n é da ordem de 10 000.

 

Fase 5 - Para saber mais

Desde o século XIX o látex vem tendo importante papel econômico e social no Brasil, estando relacionado com a extração e comercialização da borracha. Este ciclo teve o seu centro na região amazônica, o que gerou um grande aumento da colonização na região, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais, promovendo um grande impulso principalmente em Manaus. Hoje em dia o látex continua tendo um importante papel econômico dentro da nossa sociedade e é empregado largamente, nos setores automobilístico, calçadista, construção civil, plásticos, materiais hospitalares, cabos elétricos, fios de tecido, tecidos impermeáveis e mais recentemente até em cosméticos.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Lucas Assis em 15/03/2010 10:42:58

Muito legal o molde do animal.