JOGO DINÂMICA SELETIVA Por: PIBID BIO UFMG Equipe Escola Estadual Central

 As diretrizes do PCN+/02 nos orientam para o conhecimento contextualizado e interdisciplinar. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais algumas das competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia são: Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva e do ambiente; Identificar as relações entre o conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico, considerando a preservação da vida, as condições de vida e as concepções de desenvolvimento sustentável. O jogo Dinâmica Seletiva, elaborado pelos bolsistas e supervisora do PIBID da área de Biologia da Universidade Federal de Minas Gerais, atuantes na Escola Estadual Governador Milton Campos, busca retirar o estudante da condição de expectador para colocá-lo como agente na construção do seu conhecimento, no intuito de promover o aprendizado, a interação, o trabalho em equipe, a competitividade, o debate e a análise crítica dos alunos envolvidos. A partir de situações- problema o estudante é obrigado a se posicionar quanto ao descarte de materiais usando o conhecimento científico. A interdisciplinaridade com a química propicia a comparação da composição dos materiais com o impacto causado no meio ambiente para todos os seres vivos.

Materiais Necessários

  • Sete caixas tetra-pack
  • Papel color-set nas cores azul, amarelo, verde, ve
  • 40 fichas impressas em papel cartão
  • gabarito impresso em formato de tabela

Fase 1 - Montagem do material:

 Cada caixa tetra-pack deverá ser recoberta com o papel color-set das cores relacionadas com os devidos descartes, além de identificadas: azul = papel, vermelho = plástico, verde = vidro, amarelo = metal, laranja = aterro sanitário, marrom = lixo orgânico, preto = destino diferenciado. As 40 fichas impressas em papel cartão podem ser plastificadas e separadas em 5 cores distintas (afim de identificar os 5 grupos participantes), sendo distribuído o total de 8 fichas por grupo. Em cada ficha deverá constar o nome e a figura de um resíduo a ser descartado O gabarito em formato de tabela servirá para facilitar a correção das fichas, além de conter uma rodada de perguntas extra, com função de desempate. O placar pode ser registrado no quadro da sala de aula.

Link para acesso a tabela gabarito:

https://drive.google.com/file/d/0BzvafpLG4DL9cDlaOTJhVlpQR1U/view?usp=sharing

Fase 2 - Regras do Jogo:

 O jogo deve ser dividido nas seguintes etapas: • Etapa 1: Nesta etapa a turma deverá ser dividida em 5 grupos. Após a divisão, o professor deve explicar as regras do jogo frisando que: - Serão distribuídas 8 fichas sortidas para cada grupo. Cada grupo pertence a uma cor e, em equipe, eles deverão julgar em qual caixa de descarte o determinado material deverá ser depositado. - Os alunos devem se atentar para o fato de que não está em questão a origem ou composição do material e sim qual o seu descarte correto. - Todos os grupos terão o mesmo tempo para discutir e deverão jogar as fichas nas caixas de descarte no mesmo momento. Deverá ser dado aos alunos um tempo de 5 a 10 minutos para discussão. Enquanto isso, o professor deverá confeccionar o placar no quadro.

• Etapa 2: Os grupos deverão descartar as fichas. Assim feito, o professor deve analisar, com a ajuda da tabela de gabarito, os erros e acertos de cada grupo e discutir com toda a turma sobre cada ficha, anotando os respectivos pontos no placar.

• Etapa 3: Durante esta etapa os alunos deverão responder por grupo uma rodada de perguntas extra. Esta rodada pode servir a critério de desempate. Cada pergunta extra respondida corretamente deverá contar um ponto para a equipe, porém o erro não será somado à pontuação no placar. Caso a equipe não saiba ou não queira responder à pergunta, a chance será dada a outro grupo. Caso o empate persista, vence o grupo com menos erros.

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.