JOGO- SELEÇÃO NATURAL E OS TENTILHÕES DE GALÁPAGOS Por: fabio rodrigues magalhaes

Materiais Necessários

  • PREGADOR DE ROUPA 07
  • IMÃ 07
  • PALITO DE DENTE 10
  • CANUDINHO 07
  • PRATO DESCARTÁVEL 10
  • ALFINETES 20
  • PAPAEL PICADO
  • BOLINHAS DE ISOPOR 50
  • AGUA
  • COPO DESCARTÁVEL 03

Fase 1 - OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

OBJETIVO GERAL:

Aplicar os conceitos teóricos de Seleção Natural para compreender melhor a Evolução.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Descrever como ocorre a Seleção Natural;
  • Associar a expedição ao redor do globo, da qual Darwin participou, à teoria da evolução.

Fase 2 - INTRODUÇÃO

O naturalista Charles Darwin fez uma viagem que durou quatro anos e nove meses como objetivo de mapear a costa da América do Sul. O navio utilizado tinha o nome de HMS Beagle, em referência à raça de cães.

A rota do Beagle começou na Inglaterra no dia 10 de fevereiro de 1831 e teve cerca de 20 paradas. Passou pelo Brasil - em Salvador e Rio de Janeiro -, depois foi para o Uruguai, Argentina, Patagônia no Chile e Ilha Galápagos, que pertence ao Equador. Em seguida foi para o Haiti, passou pela Nova Zelândia, Austrália e África. Depois desse percurso, ele retornou à Bahia e seguiu para a Inglaterra. Nessa jornada Darwin viu que há muita diversidade de meio ambiente e que cada lugar tem suas características, tanto na vegetação, quanto na fauna e flora.

Durante sua estadia em Galápagos, Darwin deparou-se com um grupo de pássaros em especial: os tentilhões. Os tentilhões apareciam em diferentes subespécies em distintas ilhas. Em cada uma delas era possível encontrar esses pássaros com cores variadas e diferentes bicos. Os bicos variavam em forma e tamanho em função da maneira como cada subespécie se alimentava. Nas ilhas em que a alimentação deles se baseava em nozes, os pássaros tinham um bico apropriado para isso, em outras em que eles sugavam o néctar das flores o bico era adequado a esse objetivo. Darwin registrou em seu diário: “Pode-se realmente imaginar que, devido a uma escassez original de pássaros nesse arquipélago, uma espécie tinha sido tomada e modificada para diferentes fins”.

Por fim, estes pássaros acabaram tornando-se ‘estrelas’ da Teoria Evolutiva proposta por Darwin anos depois de sua viagem à bordo do HMS Beagle, sendo até hoje o exemplo mais utilizado para explicar a Seleção Natural.

Fase 3 - METODOLOGIA

  • Nos cinco minutos iniciais da aula, os alunos deverão fazer a leitura do texto apresentado na introdução e, em seguida, o professor deverá ministrar uma breve explicação sobre a expedição de Darwin a bordo do HMS Beagle, focando na variedade dos tentilhões em Galápagos.
  • O professor deve aproveitar os minutos iniciais e da explicação para abstrair os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos temas que rodeiam a prática;
  • Em seguida, o professor deverá pedir a turma para se dividir em grupos de cinco alunos, cada qual representando uma ilha diferente.
  • Cada grupo receberá do professor um prato contendo determinado material, que irá simular a oferta de alimento na ilha.
  • Além disso, cada grupo receberá também um conjunto de quatro instrumentos e um copo plástico, que simularão o bico dos tentilhões e o seu estômago.
  • Após a divisão e a entrega dos materiais, um aluno do grupo irá cronometrar o tempo de quinze segundos para que os demais, cada um com um instrumento diferente, tentem pegar o alimento disponível. Posteriormente, o aluno deverá anotar no quadro específico a quantidade de alimento que foi coletado por cada instrumento.
  • Após as anotações feitas pelo aluno, será realizada uma nova rodada, trocando o alimento de cada ilha, a fim de que todos os alimentos passem por todas as ilhas. Um aluno diferente deverá cronometrar novamente os quinze segundos e repetir a contagem cada vez que for trocado o alimento.
  • Ao final da dinâmica, o professor irá discutir o tema da aula e as observações da prática com os alunos. 
  • Um questionário pode ser confeccionado, pelo professor, no intuito de avaliar o desenvolvimento da prática e obter um feedback dos alunos.
  • Quadro proposto de algumas atividades:
1) Quais conclusões você pode tirar em relação à quantidade e o tipo de alimento que você pegou com o tipo de instrumento que você tinha na mão?
2) E na natureza, como você acha que o tipo de bico afeta o tipo de alimento que o tentilhão consome? Isso se aplica apenas aos tentilhões?
3) Qual o papel que você acha que a seleção natural tem na evolução do ser humano e de outros organismos?
4) Existem outros fatores envolvidos na evolução? Se sim, quais?
  • Avaliação conforme entendimento do professor.

Fase 4 - QUADRO PARA ANOTAÇÕES DE ATIVIDADES

MODELO:

ILHA (ALIMENTO) TIPO DE BICO (INSTRUMENTO) QTD DE ALIMENTO COLETADO






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