Lente Maluca Por: Xambim Baldez

Algumas palavras se invertem ao serem observadas atraves dessa lente, mas porque será que outras não se invertem? Faça e descubra!!

Materiais Necessários

  • 1 – Placa de madeira de 20 x 20 cm
  • 1 – Pré-forma de PET
  • 2 – Tiras de lata de 15 x 2cm (lata de óleo)
  • 1 – Folha branca tamanho A4
  • Tesoura para cortar latas, pregos, martelo e impre

Fase 1 - Fazendo o suporte para pré forma de PET

Dobre as tiras de lata, para formar um suporte para a pré-forma de PET. Passe fita crepe logo abaixo da dobra para fixar.

Fase 2 - Pregando o suporte na base

Pregue os suportes feitos no lado de 20 cm da placa de madeira

Fase 3 - Preparando a pré forma e colocando-a no suporte

Encha a pré-forma de PET com água e tampe. Não deixe bolhas de ar. A seguir, coloque a pré-forma no suporte feito.

Fase 4 - Preparando as frases

Na folha de papel A4, imprima em fonte Times New Roman, tamanho 26, negrito, as seguintes frases: “o bode bebe água” e “ no beco tem lixo”. As palavras (o, bode, bebe, no, tem, lixo) devem estar em azul, e as palavras (água, beco) devem estar em vermelho. Recorte e cole a folha sobre a base do suporte

Fase 5 - Finalizando

Agora é só tentar explicar o que acontece com as palavras quando se lê as frases através da pré-forma de PET

Fase 6 - O que acontece

A primeira reação das pessoas ao lerem a primeira frase, é de que as palavras escritas em vermelho se invertem, enquanto as escritas em azul não se invertem. Mas ao lerem a segunda frase elas percebem que o contrário acontece, as palavras escritas em azul se inverteram enquanto as escritas em vermelho continuam normais. O que acontece então? O segredo é que todas as palavras se invertem, mas o fato de percebermos que as palavras se inverterem ou não, não está relacionado com a cor da palavra, e sim com a simetria horizontal das letras. As letras B C D E H I O X, possuem simetria horizontal, ou seja, se traçarmos um eixo horizontal passando pelo meio dessas letras, ao se inverterem elas continuarão a ser as mesmas letras.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Xambim Baldez em 25/05/2011 14:38:22

Olá Jéssica, esse experimento se encaixa na parte de optica geométrica, pois a explicação se baseia na simetria das letras, por isso algumas se invertem e outras não... mas isso esta melhor explicado lá no experimento... Espero ter ajudado!!

Abraço!!

Jéssica Ribeiro em 20/05/2011 20:07:01

Olá pessoal do ponto ciência!

Estava fazendo uma pesquisa de experimentos para uma amostra científica e encontrei este maravilhoso site.

Gostei muito das lentes malucas e pretendo fazê-lo na amostra, porém gostaria de saber qual a parte da óptica a qual ele se aplica : óptica geométrica ou óptica física?

Djane Cavalcanti em 31/01/2009 19:35:03

interessante

Daniel Keterer em 28/09/2008 22:43:28

Olha, tenho que adimitir que não fiquei muito impressionado, mas o experimento foi muito bem feito e apresentado de maneira excelente!

parabéns!

Xambim Baldez em 18/09/2008 15:41:26

É isso ai Diones... a pre-forma talvez voce consiga em alguma fabrica de refrigerantes ou distribuidora, mas com o tubo de ensaio tambem funciona perfeitamente!

Diones Charles em 18/09/2008 11:48:28

Excelente experimento! Só senti dificuldade em compra a pré-forma de PET. Que dizer, não comprei, não encontrei em lugar algum. Mas dá para ser feito com tubo de ensaio.

Parabéns.

Thiago Cristófoli em 23/07/2008 21:57:41

É um experimento muito simples, porém genial para o estudo de ciências...