Minhoca: Claro ou escuro? Por: Janaina Garcia

As minhocas são animais que vivem em solos úmidos e pertencem a Classe Oligochaeta. São animais do Filo Annellida e apresentam algumas características como: simetria bilateral, corpo alongado, e revestido por cutícula. A principal característica sistemática das minhocas é a segmentação externa do seu corpo com correspondente segmentação interna. Além da minhoca, existem outras espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos - como a sanguessuga, que pode medir apenas alguns milímetros de comprimento - e outros de grande porte - como o minhocuçu, que pode medir 1 metro de comprimento. Os anelídeos podem viver na água doce ou salgada e também na terra úmida. Apresentam tubo digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. O sistema circulatório é fechado, isto é, o sangue circula sempre dentro dos vasos. A respiração é cutânea - através da pele. A maioria das espécies possui gônadas masculinas e femininas, sendo, portanto, hermafroditas. No entanto, a fecundação é cruzada.

E você conhece algum comportamento das minhocas? Elas preferem ambientes claros ou escuros? Como podemos explicar esse comportamento?

Materiais Necessários

  • Minhocas
  • 1 lanterna
  • 1 saco plástico preto
  • Terra úmida
  • 1 bandeja

Fase 1 - Mãos à obra

 Coloque a terra úmida sobre a bandeja de forma uniforme.

Fase 2 -

 Cubra um dos lados da bandeja com o saco plástico preto e posicione a lanterna no lado oposto.

Fase 3 -

 Coloque algumas minhocas no centro da bandeja e aguarde alguns minutos.

Fase 4 - O que acontece

 Para onde foram as minhocas?

As minhocas não enxergam muito bem. Elas conseguem se deslocar no ambiente pelo estímulo de cheiros e tato (Você já reparou que quando tocamos em uma minhoca ela logo se encolhe toda?) Além disso, as minhocas podem perder muita água pela pele, quando ficam expostas no ambiente terrestre, à luz do dia. Durante a evolução, os indivíduos que conseguiam sobreviver escondidos no escuro tiveram vantagens sobre outros que ficavam expostos. Assim, hoje, encontramos na natureza minhocas que passam a maior parte da vida escondidas no solo, onde não há muita iluminação.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Clarice Moraes em 26/03/2014 07:03:47

Legal.