Minhoca: Minha casa minha vida Por: Janaina Garcia

As minhocas são animais que vivem em solos úmidos e pertencem a Classe Oligochaeta. São animais do Filo Annellida e apresentam algumas características como: simetria bilateral, corpo alongado, e revestido por cutícula. A principal característica sistemática das minhocas é a segmentação externa do seu corpo com correspondente segmentação interna. Além da minhoca, existem outras espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos - como a sanguessuga, que pode medir apenas alguns milímetros de comprimento - e outros de grande porte - como o minhocuçu, que pode medir 1 metro de comprimento. Os anelídeos podem viver na água doce ou salgada e também na terra úmida. Apresentam tubo digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. O sistema circulatório é fechado, isto é, o sangue circula sempre dentro dos vasos. A respiração é cutânea - através da pele. A maioria das espécies possui gônadas masculinas e femininas, sendo, portanto, hermafroditas. No entanto, a fecundação é cruzada.

Agora que sabemos algumas informações sobre as minhocas responda: Qual solo é mais propício para as minhocas? Solos arenosos ou solo com grande quantidade de húmus?  

Materiais Necessários

  • Minhocas
  • areia
  • húmus
  • 2 béquers
  • pinça
  • água

Fase 1 -

Nos béqueres contendo areia e húmus adicione um pouco de água.

Fase 2 -

Com o auxílio da pinça adicione uma ou duas minhocas em cada béquer. Observe.

Fase 3 - O que acontece

Durante o dia as minhocas ficam escondidas no solo. Esse comportamento contribui para uma menor perda de água pela pele. No solo, as minhocas formam uma rede de túneis onde habitam. Esses túneis são importantes para a aeração das raízes das plantas e para outros seres vivos que utilizam o oxigênio em sua respiração. A pele da minhoca é recoberta por uma cutícula e acumula muco que facilita a locomoção e proteção da pele. Os solos mais úmidos facilitam o deslocamento das minhocas. Solos argilosos e ricos em matéria orgânica, como o húmus, acumulam mais água em suas partículas e por este motivo o atrito com o corpo delas é menor. Além de garantir as trocas gasosas na respiração.

Atenção. Existem algumas espécies de poliquetas que habitam a areia da praia na região entre marés. A espécie utilizada no vídeo é uma minhoca californiana que prefere este tipo de solo!  

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.