Minhoca: Quente ou frio? Por: Janaina Garcia

As minhocas são animais que vivem em solos úmidos e pertencem a Classe Oligochaeta. São animais do Filo Annellida e apresentam algumas características como: simetria bilateral, corpo alongado, e revestido por cutícula. A principal característica sistemática das minhocas é a segmentação externa do seu corpo com correspondente segmentação interna.

Além da minhoca, existem outras espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos - como a sanguessuga, que pode medir apenas alguns milímetros de comprimento - e outros de grande porte - como o minhocuçu, que pode medir 1 metro de comprimento. Os anelídeos podem viver na água doce ou salgada e também na terra úmida. Apresentam tubo digestório completo, ou seja, possuem  boca e ânus. O sistema circulatório é fechado, isto é, o sangue  circula sempre dentro dos vasos. A respiração é cutânea - através da pele. A maioria das espécies possui gônadas masculinas e femininas, sendo, portanto, hermafroditas. No entanto, a fecundação é cruzada.

Agora que sabemos algumas informações sobre as minhocas responda: As minhocas preferem ambientes quentes ou frios? Por que será?

Materiais Necessários

  • 20mL de água quente (40ºC)
  • 20mL de água gelada (0ºC)
  • 20mL de água na temperatura ambiente (20ºC)
  • Pinça
  • Minhoca

Fase 1 -

Separe e identifique as três placas de Petri. 1 - água quente, 2 – água na temperatura ambiente e 3 – água gelada. Use o termômetro para conferir a temperatura da água nos béqueres. Em seguida coloque a água correspondente nas placas.

 

Fase 2 -

Com o auxílio de uma pinça coloque uma ou duas minhocas em cada placa. Observe o que acontece.

Fase 3 - O que acontece

As minhocas apresentam diferentes comportamentos de acordo com a temperatura. Como vivem no solo, a temperatura é relativamente mais fria, mas não tão fria como na água gelada. Durante o dia, as minhocas vivem escondidas no solo. Esse comportamento evita a perda de água pela superfície da pele. Os anelídeos fazem respiração cutânea. Ambientes mais úmidos e mais frescos favorecem as trocas gasosas sem que ocorra o ressecamento do corpo da minhoca.

Fase 4 - Veja também

 

Minhocuçu, uma minhoca gigante, nariguda e com asas -https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=1337

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Clarice Moraes em 26/03/2014 07:01:57

Muito interessante. Gostei.

Siomara Angela Costa Fonseca Fonseca em 25/03/2014 12:18:34

Gostei muito de sua experiência.