Mitose e Meiose no biscuit Por: Gustavo Pulze Paiva

O biscuit é composto, principalmente, de cola e amido de milho, pode ser moldado como massinha para modelar comum, com a vantagem de ficar rígido, resistente e manter a forma. Ele é chamado de porcelana fria porque não precisa ser levado ao forno para endurecer. Esse processo acontece à temperatura ambiente, pela evaporação da água contida na massa, o que leva cerca de três a quatro horas para secagem superficial e um dia para secagem total. Peças pequenas secam em menos tempo, peças grandes demoram mais. A secagem demora menos em dias mais quentes e/ou mais secos.  

Materiais Necessários

  • tinta (diversas cores)
  • pincéis
  • massa de biscuit
  • pedaços de madeira
  • tubo de pvc
  • cola quente
  • papel contact
  • hidrocor
  • tesoura

Fase 1 - Tintura da massa

O biscuit é atóxico (assumiremos que ninguém vai colocar isso na boca) e pode ser manuseado com as mãos nuas. A maior parte dos cuidados reside no tratamento a ser dado à peça modelada para que o acabamento fique bom.

Escolha suas referências com cuidado. A maioria das peças a serem modeladas com biscuit é tridimensional, então, procure o maior número de ângulos possível para a construção da peça.  

Escolha a tintas que darão a cor ao citoplasma da célula e aos cromossomos e misture -as a massa com as mãos.

Fase 2 - Encapar a madeira

Encape com papel contact a madeira que servirá de base para a massa de biscuit. Recorte o excesso.

Fase 3 - Abrir a massa

Agora, abra a massa sobre uma superfície limpa. Como a massa de biscuit encolhe, se a superfície da peça não estiver uniforme, podem surgir rachaduras. A uniformização pode ser feita passando as pontas dos dedos molhados sobre a peça logo antes da secagem.

Com a ajuda do tubo de PVC recorte a massa moldando as células.

Fase 4 - Preparando os cromossomos

Com massas de cores diferentes, prepare os cromossomos.

Fase 5 - Colando as células

Além de poder rachar, quando o biscuit seca, ele pode descolar da superfície onde foi fixado quando molhado, se ela for suficientemente lisa. Prefira fixá-lo no local utilizando cola antes ou depois da secagem.

Com a cola quente, fixe as células na madeira encapada com contact.

Após, molde a massa de acordo com sua ideia de montagem.

Fase 6 - Terminado

Coloque os cromossomos identificando cada uma das etapas da Mitose e da Meiose.

Faça o acabamento (fibras, centríolos, núcleo) com a caneta hidrocor.

O biscuit, depois que seca, costuma ficar mais escuro (com a cor mais intensa) do que quando estava “molhado”, então, caso não vá pintar a peça após a secagem, preste atenção a este detalhe antes de comprar/tingir a massa.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Carolina Cerqueira em 10/02/2011 10:49:00

Bom dia, gostei muito de suas práticas e gostaria de entrar em contado com você por e-mail. Assim que possível entre em contado. O meu e-mail: cerqueira.carolina@gmail.com. Obrigada

Sirlei Henrique de Sousa Firme Santos em 05/02/2011 22:09:49

Encontrei alegria para minhas angústias.Com a realização de alguns desses experimentos tenho certeza que facilitarei a compreensão dos aprendentes com os quais trabalho.Sirlei

Raquelfaria em 20/09/2009 20:33:26

Ótima ideia, Gustavo! Ficou muito bonito seu modelo!