Motor Elétrico Por: Xambim Baldez

Muitos aparelhos no nosso dia a dia possuem motores elétricos, como o liquidificador e a furadeira, por exemplo. Que tal construir um modelo didático de motor elétrico para aprender melhor como esses aparelhos funcionam!

Materiais Necessários

  • 1- Base de madeira de 12 x 12 cm
  • 1- Pedaço de ímã permanente (pode ser de auto f
  • 2- Pedaços de 20cm de fio de cobre eletrolítico
  • 1- Fio de cobre esmaltado n°24 ou 26 (aproximadam
  • 1- Pilha de 1,5V
  • Furadeira, broca (da espessura do fio de cobre n°
  • uma lixa qualquer e um alicate de bico.

Fase 1 - Furando a base de madeira

Faça 4 furos na base de madeira, como na foto.

Fase 2 - Preparando o suporte da bobina

Dobre os pedaços de fio de cobre n°16 em forma de “U”, com 1cm de distância entre seus lados.

Fase 3 - Encaixando os suportes da bobina na base

Encaixe os fios dobrados no passo 2, nos furos feitos na base de madeira, e dobre o lado do “U” que ficou voltado para o lado maior da base, até que o fio fique paralelo à base (horizontal). Levante cerca de 1,5cm das pontas dessa parte do fio perpendicularmente à base, para serem os terminais de ligação da pilha.

Fase 4 - Fazendo o encaixe para a bobina nos suportes

Usando o alicate de bico, dobre a ponta do “U” que está na vertical em forma de um “S”

Fase 5 - Fazendo a bobina

Enrole o fio de cobre n°20 (ou 26) em forma de uma espira (com o máximo de voltas possível), com cerca de 4cm de raio, deixando sobrar duas pontas (cerca de 3cm cada uma). Em seguida enrole parte dessas pontas na própria bobina para que ela não desenrole e deixe sobrar pontas, formando as alças de apoio da bobina.

Fase 6 - Fazendo os pontos de contato da bobina

Usando a lixa, raspe as pontas que sobraram como alça de apoio da bobina, pois como o fio é esmaltado, se não for raspado não fornece contato.

Fase 7 - Fazendo funcionar

Agora, encaixe a bobina no suporte, e coloque o ímã em baixo da bobina. Pronto, é só encostar os pólos da pilha nos terminais do seu motor elétrico e vê-lo girar.As vezes pode ser necessário que você dê um toque inicial para que a bobina comece a girar.

Fase 8 - O que acontece

Ao ligarmos a pilha nos terminais, uma corrente elétrica percorre toda a extensão do fio, chegando à bobina. Essa corrente também circula pela bobina, obedecendo a um sentido. Sabemos que quando uma corrente passa por um fio, que se encontra dentro de um campo magnético perpendicular à corrente, este fica sujeito à ação de uma força. Esta força gera um torque sobre a bobina que está apoiada a um eixo que pode girar livremente em torno de si mesmo. Este sistema respeita a chamada regra da mão direita, que funciona da seguinte maneira:Posicione seus dedos polegar, indicador e médio (juntamente com o restante dos dedos), de forma que estes formem entre si ângulos de 90°. O dedo polegar representa a direção da corrente elétrica, o dedo indicador representa a direção da força, e o dedo médio (juntamente com o restante dos dedos) representa a direção do campo magnético que atua no sistema. Aplicando a regra da mão direita ao nosso motor elétrico, uma vez que conhecemos o sentido da corrente que circula pela bobina, e o sentido do campo magnético no qual a bobina está inserida, podemos determinar o sentido das forças que atuam na bobina, e perceber assim o porque dela girar. Observe que formaram duas forças, atuando em sentido contrários, em pontos em lados opostos e simétricos da bobina, o que gera um torque, fazendo a bobina girar.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Romulo Henrique em 28/02/2011 15:15:56

Para quem precisar de imãs de neodimio acesse minha pagina para poder entrar em contato comigo,trabalho com qualquer tamanho e medida.

At,

Romulo Henrique

Thiago Yukio em 24/11/2010 23:48:56

ótimo experimento

Betinho Srv em 15/12/2009 15:08:39

Muito bom o experimento.......Parabéns!!

Elizania De Souza Campos Souza em 24/08/2009 00:11:46

muito relevante.

Arthur2708 Costa em 19/03/2009 19:12:28

Ótimo,esta muito bem explicado,os passos e os materiais.

Bastante interessante esse experimento!

Frequentador - Nitrato em 18/10/2008 16:39:44

Muito bom! Eletromagnetismo em ação!

Leandro Fantini em 16/10/2008 18:01:49

Este experimento é muito bom...aliás, não só o experimento é bom, como também ficaram muito boas , as fotos no passo a passo e a explicação.

Meu voto é 5 estrelas.