Não fique nervoso Por: Leandro Fantini

Descubra como você pode rasgar uma lata de alumínio ao meio usando suas mãos e sem muito esforço. E sem precisar ficar nervoso!

Materiais Necessários

  • Um lápis com um arame de aço ou um prego fininho
  • ( o arame deve ficar perpendicular ao compriment
  • Uma latinha de alumínio
  • 250 mL de solução de sulfato de cobre 0,5 mol/L
  • Duas colheres de chá de sal de cozinha (NaCl)
  • Um alicate
  • Uma espátula de plástico ou um bastão de vidro.

Fase 1 - Mãos à obra

Adapte um pedaço do arame a um dos lados do lápis. Para isso corte um pedaço de uns 3 cm do arame e com o auxílio de um alicate e crave-o dentro do lápis.

Fase 2 - Mãos à obra

Introduza o lápis com a ponta do arame dentro da latinha. Encoste o arame no meio da lata (na parte interna) e raspe a lata internamente fazendo um giro de 360°. Certifique-se que o arame raspou mesmo a parte interna da lata. Não precisa ser profundo.

Fase 3 - Mãos à obra

Misture à solução de sulfato de cobre duas colheres de chá de sal de cozinha e mexa com o auxílio da espátula ou bastão até dissolver todo o sal.

Fase 4 - Mãos à obra

Despeje a solução de sulfato de cobre com o sal dissolvido dentro da latinha e certifique-se de que a solução cobriu o risco que você fez.

Fase 5 - Mãos à obra

Dependendo da profundidade do risco que você fez, o tempo para corrosão pode variar. No nosso caso demorou aproximadamente 10 minutos. Verifique de dois em dois minutos sua latinha, e quando você observar uns “poros” no lado de fora, ( na verdade, cobre sólido que foi depositado na lata) é sinal de que já está bom.

Fase 6 - Mãos à obra

Retire a solução de dentro da latinha com muito cuidado, pois ela estará bem frágil agora. Passe uma água por dentro e por fora da lata para retirar a solução de sulfato de cobre e impedir que a reação avance.

Fase 7 - Agora você já pode brincar!

De a um dos seus alunos (um bem forte) uma lata normal e peça-o para tentar rasgá-la ao meio sem amassá-la demais. Depois com sua lata já corroída, mostre que você é muito forte e consegue fazer o que ele não fez!

Fase 8 - O que acontece

As latinhas de alumínio possuem internamente uma película de plástico protetora que impede o contato direto do refrigerante com o alumínio. Por isso é necessário raspar com uma ponta fina o local onde acontecerá a corrosão. Ao retirar esta camada, o alumínio fica exposto à solução de sulfato de cobre. Se você tentar realizar a reação de apenas sulfato de cobre com alumínio, irá perceber que ela não ocorre. O alumínio possui uma camada de óxido na superfície que protege o metal da corrosão. Quando colocamos o cloreto de sódio (ou quando usamos cloreto de cobre no lugar do sulfato), vemos que a reação procede rapidamente.Os ions cloreto removem a camada protetora do alumínio permitindo que a reação prossiga.

Os íons de cobre reagem com o alumínio através da seguinte reação balanceada:

3 Al(s) + 2 Cu2+(aq)       >  2 Al3+(aq) + 3 Cu(s)

Perceba que na reação temos alumínio sólido no reagente, que no nosso caso é a lata do refrigerante, e nos produtos temos cobre sólido. Este cobre fica bem visível como um pó escuro no local onde você raspou a lata.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Liga Dos Elementos Liga Dos Elementos em 09/12/2009 07:35:17

Leandro obrigado por ter visitado nosso experimento,estamos muito contente com os resultados,somos alunos e futuramente seremos professores com a missão de inserir uma nova pratica de ensino no qual seja possivel despertar o interesse dos alunos atraves dos experimentos que podemos fazer na nossa propria casa...Em breve teremos novos experimentos,é muito bom pode contar com você e com todos que estão acessando o video...

A liga dos elementos agradece...

Leandro Fantini em 24/11/2009 09:28:17

Pedro, caso sua cidade não tenha mesmo sulfato de cobre, use uma solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/L. Mas será necessário ficar de olho na latinha para que não passe do ponto.

Pedro Dalberto em 23/11/2009 10:48:10

aqui onde moro, nao teim sulfato de cobre, gostaria de saber com que outro tipo de solução daria pra ser realizada o experimento! URGENTE

Danilo Pereira Santos em 03/07/2009 12:27:16

achei ótima a experiência ^^, mas fiquei com uma dúvida, como o íon cloreto reage com o óxido de alumínio para acelerar a reação do Alumínio metálico com o íon de cobre?

Suellen Silva em 19/05/2009 15:48:01

hahahaha! atores de primeira, adorei.

Raquelfaria em 05/03/2009 08:43:17

Adorei o experimento! Especialmente a performance dos atores! Mas, por que o cobre sólido seria mais frágil que o alumínio a ponto de favorecer uma linha de quebra facilitada da lata? O Cobre não se liga ao alumínio depois de depositado sobre ele?

Pedro Célio em 04/03/2009 08:05:54

Uma boa piada para ser feita com os colegas...

=D