Padrão de Herança Mendeliana Por: Luis Henrique Melo

 O bingo mendeliano trabalha com vários conceitos de genética, principalmente os básicos como alelos, genótipo, fenótipo e segregação aleatória. Este jogo é uma adaptação, do trabalho "Cruzamentos Mendelianos: O Bingo das Ervilhas" retirado do site http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/jogo_das_ervilhas.pdf.

Este jogo evidencia a aleatoriedade dos cruzamentos mendelianos, e mostra que a relação de genótipos 1:2:1 é apenas uma probabilidade, e não necessariamente ocorre nestas proporções.

As utilizações de recursos didáticos auxiliam ao trabalho docente e ajudam a fixar conteúdo ministrado em sala de aula. Além disso, esses recursos dinâmicos auxiliam a criatividade e o comprometimento do aluno e interagem os estudantes com o professor.

Materiais Necessários

  • • Cartelas de marcação para os alunos
  • • Uma cartela completa
  • • Grãos para fazer as marcações (Ervilhas de p
  • • Um saco contendo vários alelos separados
  • • Seis saquinhos contendo alelos para o sorteio d
  • • Fichas com os gametas para o sorteio

Fase 1 - Distribuir as cartelas para os alunos

 Distribuir para cada aluno uma cartilha para ser preenchida de acordo que for sorteado o carácter pelo cruzamento dos gametar de forma aleatória

Fase 2 - Dentro de um saquinho conter todos os gametas de um individuo

 Colocar todas as fichas que representem os gametas de um indivíduo dentro de um saquinho, totalizando seis caracteres

Fase 3 - Colocar as fichas de cada característica dentro de um saquinho diferente

 Seis saquinhos diferentes, um contendo os alelos R e r, L e l, B e b, V e v, P e p, F e f mantendo a proporção mendeliana de 1:2:1

Fase 4 - Faça os cruzamentos

 Pegue um gameta no saquinho contendo todos os caracteres, e faça o cruzamento pegando o gameta no respectivo saquinho.

Exemplo: se no primeiro saquinho sair R, pegue então o saquinho relativo ao caráter R ou r e faça o cruzamento aleatório. Provavelmente depois de certo tempo de sorteio, os cruzamentos começaram a se repetir.

Obs: sempre que fazer o cruzamento devolva as fichas para os respectivos saquinhos, para não interferir na probabilidade do sorteio.

Fase 5 - O jogo termina quando o primeiro aluno completa toda a cartilha e grita "Mendel"

É recomendado dar um brinde ao vencedor como um chocolate e ao demais participantes também outros brindes como balas ou pirulitos.

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.