Pílulas de Ciência - Abaixe o fogo Por: Alfredo Mateus

A receita para preparar macarrão diz para abaixar o fogo depois que a água ferve. Será que isso é importante? Com o fogo alto não cozinha mais rápido? Assista o vídeo e descubra, e não se esqueça de comentar abaixo. Este vídeo é parte da coleção "Pílulas de ciência", produzida por professores da UFMG com o apoio da FAPEMIG.  

Materiais Necessários

  • água
  • panela
  • fogão
  • termômetro

Fase 1 - Assista ao vídeo

Assista ao vídeo abaixo e planeje como utilizá-lo em sua aula.  Mostre o vídeo aos seus alunos utilizando um projetor multimídia, ou peça a eles para acessarem o vídeo em uma aula no laboratório de informática. A idéia das Pílulas de Ciência é que elas sirvam para estimular a discussão em sala de aula ao redor do tema.

Fase 2 - O que acontece

Neste vídeo discutimos a instrução dada nas receitas para se abaixar o fogo após a água começar a ferver. A idéia é mostrar que a temperatura pára de subir após o sistema atingir a temperatura de ebulição. Nesta situação, toda energia que a água recebe do fogo é usada para romper as interações intermoleculares, e não para elevar a temperatura. Como a velocidade das reações que acontecem no macarrão enquanto ele cozinha depende da temperatura, e a temperatura não vai subir mais do que a de ebulição, não adianta manter o fogo alto. Com o fogo alto, mais moléculas atingem a temperatura de ebulição e a água evapora mais depressa, mas isso não ajuda em nada o cozimento dos alimentos, além de gastar mais gás de cozinha.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Laura Xavier em 23/04/2009 14:26:45

Gostei demais!!!

Bem didático!!!!!

Leandro Fantini em 22/04/2009 17:04:08

Muito bom! Sem dúvida uma utilidade doméstica que pode fazer você até economizar dinheiro comprando menos gás, associada a uma aula de química. Ótima contextualização.