Pílulas de Ciências: Energia dos Alimentos Por: Alfredo Mateus

As informações nutricionais em rótulos de alimentos nos dizem quantas calorias ele nos fornece. Mas como eles chegam neste número? Descubra isso e mais neste vídeo.

Este vídeo é parte da coleção "Pílulas de ciência", produzida por professores da UFMG com o apoio da FAPEMIG.

Materiais Necessários

  • amendoim ou castanha
  • água
  • erlenmeyer
  • termômetro
  • suporte e garra

Fase 1 - Assista ao vídeo

Assista ao vídeo abaixo e planeje como utilizá-lo em sua aula. Mostre o vídeo aos seus alunos utilizando um projetor multimídia, ou peça a eles para acessarem o vídeo em uma aula no laboratório de informática. A idéia das Pílulas de Ciência é que elas sirvam para estimular a discussão em sala de aula ao redor do tema.

 

Fase 2 - O que acontece

Neste vídeo discutimos de onde vêm os valores de energia (geralmente em kilocalorias) colocados em rótulos de alimentos, nas informações nutricionais. Uma maneira de conseguir esta informação é realizar a combustão do alimento em um calorímetro. O calorímetro mede o calor liberado na combustão e podemos relacionar esta energia com a que será utilizada pelo corpo na digestão do alimento. Esta relação pode ser feita porque em um processo termodinâmico não importa o caminho da reação, mas sim os estados inicial e final. O estado inicial envolve o alimento e o oxigênio do ar. O estado final, tanto na queima quanto na digestão do alimento no corpo, envolve a liberação de gás carbônico e água como produtos.

Um dos exemplos utilizados no vídeo é a queima de um amendoim. Vale a pena realizar este experimento em sala de aula, pois é surpreendente a quantidade de energia liberada na queima. A brincadeira com a "vela" de banana também é muito interessante. Nós usamos um pequeno pedaço de castanha do Pará como pavio e cortamos um cilindro de banana para ser o corpo da vela. Na frente da sala, sem dar muita chance para os alunos repararem de perto o que você está usando, acenda a vela, sopre e coma-a com naturalidade.

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Anderson Cezar Lobato em 18/05/2011 21:17:20

Glauber, no livro do Eduardo Mortimer temos esse experimento, inclusive com os cálculos.

Glauber Gonçalves em 21/03/2010 09:41:13

Ola.. Gostaria de saber como se faz o calculo para encontrar o valor calorico..a partir da quima do amendoin??? Obrigado.

Andréa Horta Machado em 22/06/2009 09:49:58

Alfredo,

Parabéns por essa pílula!!! Ficou muito legal!!

Raquelfaria em 13/05/2009 11:28:44

Um detalhes que pode ser percebido após realizar este experimento é que o amendoim é realmente muito calórico.

100 gramas de amendoim torrado tem aproximadamente 600 cal! Por isso, temos que fazer muitos exercícios após comer um pacotinho de amendoim para gastar tanta energia.