Pílulas de Ciências UFMG: Resistência a antibióticos Por: Adlane Vilas Boas

Você já deve ter ouvido falar que não se deve tomar antibióticos sem a prescrição por um médico. Você sabe quais são os riscos de tomar este tipo de medicamento sem necessidade? Saiba como bactérias podem se tornar resistentes e o que a teoria da evolução tem a ver com isso. No vídeo deste experimento você irá conferir um bom exemplo de seleção natural: a resistência a antibióticos.

Este pequeno vídeo pode ser usado como estimulador da aprendizagem em diferentes contextos. Quando se fala sobre bactérias, saúde, evolução, mutação, genética.

Materiais Necessários

  • computador ou datashow

Fase 1 - Veja o vídeo

O vídeo foi preparado especialmente para ser utilizado por professores de Ensino Fundamental e Médio em sala de aula. Ele faz parte da coleção “Pílulas de Ciência UFMG: Motivando a Aprendizagem Escolar”, publicada com o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

O roteiro deste vídeo foi escrito com uma linguagem simples e acessível para a maior parte dos alunos, assim os professores podem utilizá-lo em sala de aula. Pode haver a exibição deste recurso por uma projeção, utilizando data show ou televisão, ou por acesso ao site do pontociência, utilizando computador com acesso a internet.

Confira o vídeo:

Comentários - 6 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

JosÉ Oswaldo Gonçalves em 02/07/2011 23:07:36

O vídeo é muito bom. A mensagem das bactérias que sobrevivem podem gerar perguntas como: então por quê os antibióticos receitados pelos médicos não causam problemas se sempre escapam bactérias resistentes?