Prática das cores - Dominância e Recessividade Por: Ariadne Dias Caldas Lopes

Temas abordados:

- Transcrição e Tradução - Interações Alélicas - Bioquímica da Dominância e Recessividade


Introdução

O ensino de Genética constitui um grande desafio, especialmente para estudantes do ensino médio, de forma que o vasto número de conceitos relacionados à área é, muitas vezes, de difícil assimilação pelos alunos. A complexidade dos conteúdos de Genética também contribui para que muitos professores demonstrem dificuldade em compreender e mediar a aprendizagem dos temas genéticos, inviabilizando, desse modo, o desenvolvimento desses temas de forma contextualizada na vida dos alunos. 

Propomos, portanto, uma atividade prática inovadora, interativa, lúdica, de baixo custo e de fácil preparação e aplicação, visando facilitar a compreensão dos alunos do ensino médio sobre os conceitos de dominância e recessividade,  a partir da abordagem de conteúdos relacionados a conceitos básicos em Genética, como a transcrição gênica, a tradução e as interações alélicas (dominância completa, dominância incompleta e codominância).


Objetivos

i) Integrar e aprofundar os conhecimentos de Genética Básica trabalhados em sala de aula, por meio de atividades que abordam desde a base molecular da dominância e recessividade até o seu efeito fenotípico; ii) Diferenciar as interações alélicas do tipo dominância completa, dominância incompleta e codominância, por meio da utilização de simples preparações, incluindo as com tintas guache; iii) Estimular a capacidade investigativa e produtiva dos alunos. 

Observações: A atividade é recomendada para turmas do 3º ano do ensino médio que já tenham trabalhado diversos conceitos de Genética, como os fenômenos de transcrição e tradução, fenótipo, genótipo, dominância, recessividade e interações alélicas (dominância completa, dominância incompleta e codominância). A atividade pode ser realizada na própria sala de aula ou em um laboratório, e os roteiro para a realização da aula prática encontram-se disponíveis aqui.

Desenvolvido por Ariadne Dias Caldas Lopes, Hanaisa de Plá e Sant’Anna e Zélia Barbosa de Almeida.

Materiais Necessários

  • Pote de tinta guache branca e vermelha 2
  • Água 800 mL
  • Óleo de cozinha ou óleo mineral colorido 150 mL
  • Leite integral 150 mL
  • Copo 3
  • Vasilha plástica transparentes (tamanho M) 3
  • Colher (sobremesa) 3
  • Garrafa transparente tipo Pitchulinha vazia 6
  • Fichas com sequências de bases nitrogenadas 6
  • Tabela de códons 3
  • Lápis 3
  • Borracha 3
  • Cola branca 1
  • Funil 1
  • Roteiro de aula prática do professor 1
  • Roteiro de aula prática do aluno 3
  • Rótulo com sequência de aminoácidos 6
  • Tesoura 1

Fase 1 - Preparação prévia dos materiais

É indispensável que todo o material necessário para a realização da atividade prática seja previamente preparado pelo (a) professor (a) / aplicador (a).

Fase 2 - Atividade prática - início

  1. Orientar os alunos para que se reúnam em três grupos de, no máximo, 5 alunos;
  2. Organizar os materiais necessários nas bancadas (no caso do laboratório) ou nas mesas (no caso da sala de aula);
  3. Distribuir, para cada aluno, o roteiro de aula prática do aluno;
  4. Fazer a leitura, juntamente com os alunos, do roteiro de aula prática do aluno;
  5. Orientar os alunos a respeito de cada passo a ser executado durante a atividade prática;
  6. Auxiliar na execução da atividade prática, caso solicitado pelo aluno

Os roteiros do aluno e do professor podem ser visualizados acessando este link:  

Fase 3 - Atividade prática - etapa 1

Cada grupo deve completar, no espaço indicado nas duas fichas que recebeu, o mRNA transcrito da sequência de bases da molécula de DNA.

Fase 4 - Atividade prática - etapa 2

Com o auxílio da tabela com os códons de mRNA, cada grupo deve completar, no espaço indicado em cada uma das fichas, a cadeia polipeptídica traduzida da sequência.

Fase 5 - Atividade prática - etapa 3

Cada grupo deve procurar, na bancada (ou na mesa) onde estão distribuídas as 6 garrafas, pelas duas garrafas cujos rótulos correspondem às sequências de aminoácidos das proteínas encontradas pelo grupo. Após localizar as duas garrafas, levá-las até a bancada (ou mesa) do grupo.

Fase 6 - Atividade prática - fim

O grupo deve abrir o conteúdo de cada garrafa e despejá-lo em uma vasilha plástica transparente. Se necessário, misturar as duas preparações, utilizando a colher. Por fim, o grupo deve observar o resultado final e responder o questionário proposto no roteiro de aula prática do aluno. 

O roteiro do professor e o roteiro do aluno encontram-se disponíveis aqui.

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