Provando que o ar ocupa lugar no espaço. Por: Gustavo Pulze Paiva

Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência. O ar é matéria e, portanto, ocupa lugar no espaço do ambiente que não exista outra matéria. Por exemplo, em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa.

O ar é compressível. Apresenta então compressibilidade. É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido.

O ar tem elasticidade. Elasticidade é a propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando para a compressão.

O ar se expande. Possui a propriedade da expansibilidade. Quando uma substância volátil (que se transforma em gás) entra em contato com o ar, sentimos seu cheiro. Isto ocorre porque essa substância se expande e mistura com o ar atmosférico ocupando um volume maior. A expansibilidade do ar é a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o lugar disponível.

Com este experimento lúdico você pode demonstrar estas características a seus alunos.  

Materiais Necessários

  • 2 garrafas de água (pequenas)
  • 2 bexigas
  • 1 prego

Fase 1 - Preparação

Coloque uma bexiga voltada para o interior da garrafa envolvendo completamente sua boca.

Em uma das garrafas, faça um pequeno furo com um prego. Importante: você deve fazer isso antes da aula.

Fase 2 - Competição

Agora faça uma competição entre meninos e meninas para ver quem consegue encher mais rápido a bexiga dentro da garrafa. De preferência coloque alunos com diferenças de tamanho para a brincadeira ficar mais legal.

Observe no vídeo.

Fase 3 - Conclusão

Após a brincadeira as explicações ficam muito mais fáceis.

O aluno que consegue encher a garrafa com furo, só o fez porque o ar tinha um espaço de fuga.

No outro caso, não consegue porque o ar dentro da garrafa impede a entrada de mais ar. Quando você fecha o furo também acontece a mesma coisa. Portanto, o ar ocupa um lugar no espaço.

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.