Tubo de Vento Por: Lucas Assis

Será que você é capaz de preencher com apenas um sopro um saco plástico de mais de 2 m de comprimento?

Materiais Necessários

  • 6 sacos plásticos do tipo com os quais são entre
  • Fita durex;
  • Tesoura.

Fase 1 - Cortando os fundos

Corte os fundos de 5 dos plásticos de jornal, como mostram as fotos abaixo, para que fiquem com ambas as extremidades abertas.

Fase 2 - Formando o tubo

Com a fita durex, junte as extremidades dos plásticos de forma a torná-los um grande tubo de plásticos com fundo fechado. Deixe por último o saco plástico que não teve o fundo cortado, para que ele seja o fundo do “tubo”.

Fase 3 - Desafio

Retire o máximo de ar que conseguir do tubo e tente enchê-lo, com ar, dando APENAS UM SOPRO.

Fase 4 - Resolvendo o desafio

Se você não conseguiu, provavelmente tentou enchê-lo soprando muito perto da boca do saco plástico (ver foto 1 abaixo). Tente então soprar com a boca um pouco mais afastada, como na foto 2.

Veja também o nosso vídeo!

Fase 5 - O que acontece

Quando sopramos com a boca posicionada muito próxima à abertura do tubo, jogamos em seu interior, praticamente, somente o ar expelido pelos pulmões, através do sopro. Porém, se soprarmos com a boca um pouco afastada, permitimos que um pouco do ar ao redor também se desloque para o interior do saco plástico. Isso ocorre porque o ar em movimento gera uma alta pressão hidrodinâmica e o deslocamento do ar da dessa região faz com que a pressão hidrostática fique mais baixa que àquela encontrada nas regiões próximas. Com isso, o ar ao redor desloca-se para o interior da região de deslocamento, em que o ar está sendo soprado e para dentro do tubo auxiliando a preenchê-lo.

Fase 6 -

A ideia do Tubo de Vento foi de se construir uma alternativa mais acessível e barata para um brinquedo científico conhecido como "Windtube". Ele pode ser encontrado no site teachersource.com (clique aqui para ir à página).

As fotos abaixo foram tiradas com o windtube original.

Comentários - 2 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.

Loraine Viale em 20/04/2010 10:40:18

Nossos alunos estão juntando os saquinhos de jornais para montarmos o tubo. Além de ser uma experiência simples e de materiais acessíveis, adoramos o seu vídeo!

Cervantes Jr. em 09/06/2016 09:48:49

ok legal