Uma solução, duas cores Por: Alfredo Mateus

 A cor é uma propriedade da substância, certo? Ou será que ela... depende? Depende de que? Neste experimento mostramos que uma solução pode ter duas cores. Leia mais para saber como.

Materiais Necessários

  • solução aquosa diluída de azul de bromofenol
  • recipiente quadrado
  • recipiente retangular
  • ácido clorídrico diluído

Fase 1 - Preparando a solução

 O azul de bromofenol é um corante que serve como indicador ácido-base. Ele é amarelo em soluções com pH abaixo de 3,0 (mais ácidas) e roxo em soluções com pH acima de 4,6. Entre 3,0 e 4,6 ocorre o que se chama de faixa de viragem do indicador. Um inidicador apresenta duas cores diferentes porque quando mudamos a acidez da solução estamos transformando a molécula da substância em outra, de cor diferente.

 

Fase 2 - Assista ao vídeo

 Assista ao vídeo e veja o comportamento da solução em pHs e recipientes diferentes.

Fase 3 - O que acontece

No vídeo nós mostramos um gráfico da absorção de luz versus o comprimento de  onda da luz. Esse gráfico é chamado um espectro de absorção da radiação visível. Se uma solução absorve muito um determinado comprimento de onda (que corresponde a uma cor da luz visível) e não outros, esta solução vai ter a cor da luz que não foi absorvida. 

A solução inicial, de cor azul arroxeada, deixa passar a luz azul e a luz vermelha. Quando colocamos ácido, a solução fica amarela. A solução fica amarela pois esta forma da molécula do indicador absorve principalmente luz azul e deixa passar as outras cores. 

A solução verde possui as duas espécies, a amarela e a azul. Assim ela tem cor verde. Quando aumentamos a espessura do caminho que a luz tem de atravessar, aumentamos a absorção da luz. Podemos entender isso lembrando que se o caminho é maior a luz vai encontrar com mais moléculas capazes de absorvê-la. Pelo espectro, podemos ver que a solução verde não absorve luz vermelha. Com a maior espessura, a luz verde acaba sendo bloqueada e enxergamos apenas a vermelha. 

Uma solução que tem essa propriedade de ter sua cor dependendo da espessura do recipiente ou da sua concentração é chamada de dicromática (duas cores). 

 

 

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.