Usando o rádio para divulgar e ensinar ciência Por: Alfredo Mateus

Nesta atividade, mostramos como nós trabalhamos com nossos alunos para produzir um programa radiofônico de divulgação científica de curta duração. Os programas realizados envolveram o tema "Aquecimento Global" e foram veiculados em uma rádio educativa de Belo Horizonte (Rádio UFMG Educativa).

Materiais Necessários

  • Alunos entusiasmadosComputador com microfoneProgra
  • Sala com poucos ruídos externos

Fase 1 - Abordando o tema

O tema Aquecimento Global foi trabalhado com os alunos em 2008, época em que muitas reportagens saíram na mídia sobre o tema. Levantamos as principais questões abordadas e como elas eram apresentadas nas reportagens. Como muitas das reportagens davam um tom de catástrofe ao tema, os alunos acharam interessante mostrar maneiras pelas quais as pessoas pudessem contribuir para diminuir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. 

A parte científica foi tratada através de seminários apresentados pelo professor e pelos alunos sobre temas como o que é o efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis contribui para este efeito, quais são os dados que suportam a idéia de aquecimento global, entre outros. 

Fase 2 - Exemplos preliminares

Nós fornecemos alguns exemplos para que os alunos tivessem uma idéia do que é uma pílula de rádio voltada para a divulgação científica. Estes exemplos foram criados para a rádio UFMG Educativa, com o intuito de divulgar a ciência com humor. Você pode clicar no link com o botão direito do mouse e selecionar a opção para salvar o arquivo MP3.

Programa Papo de Vaca:

No programa, duas vacas conversam sobre fenômenos que ocorrem ao seu redor. Mimosa é uma vaca simplória, enquanto que Filomena é uma bovina mais intelectual.

Papo de Vaca: episódio Umidade do ar

Papo de Vaca: episódio PET

Le Cuisine de Pierre

Um programa sobre a ciência na cozinha, com um chef francês e uma ouvinte que liga com dúvidas culinárias. 

Le Cuisine de Pierre: Macarrão

Le Cuisine de Pierre: Cebolas e Choro

Fase 3 - Criando os roteiros

Pedimos aos alunos que elaborassem roteiros para os programas. Os episódios dos programas deveriam ser curtos, explicar algum aspecto do tema aquecimento global e usar do humor para comunicar estas idéias. O formato dos programas criados variou bastante. O interessante é que se escolha um formato que permita a criação de mais de um episódio. Por exemplo, o programa "Aquecendo os neurônios" teve o formato de um show de perguntas e respostas, colocando um suposto especialista contra uma simples dona de casa. A dona de casa apresenta idéias práticas que podem ser utilizadas para minimizar os impactos de atividades humanas que contribuem para o aquecimento global.

Existem muitas possibilidades para se montar um programa. O formato não precisa ser de uma radionovela, com personagens. É possível se narrar um texto, fazer entrevistas, encontrar músicas que se relacionem com  o tema desejado... Você pode pensar em qualquer tema que relacione conceitos de Química (ou outras ciências) com situações que possam ser colocadas em uma linguagem acessível. O importante é lembrar que é um texto para ser ouvido e não lido, então deve fluir bem e combinar com efeitos e música para funcionar. Se ao ler o texto ele estiver muito difícil de ler, mude o texto até ele ficar bom, sempre cuidando para manter o conceito correto.

Fase 4 - Gravando e editando

 A parte técnica não requer equipamentos sofisticados. Um computador comum, que não precisa ser muito novo, tem ampla capacidade de gravar e editar áudio. 

Um microfone comum pode ser usado, mas um cuidado deve ser tomado na hora da gravação para que ruídos externos não atrapalhem. 

Um programa gratuito que pode ser usado para editar o áudio é o Audacity. Ele permite tanto que você corte pedaços indesejados da gravação, como montar a fala sobre uma música de fundo, ou efeitos sonoros. 

Fase 5 - Os resultados

Abaixo você escuta alguns dos programas gravados e veiculados na Rádio UFMG Educativa (97,5 MHz, Belo Horizonte). Os programas estão no formato mp3. Você pode clicar com o botão direito do mouse e salvar o arquivo se preferir.

Aquecendo os neurônios - episódio 1

Aquecendo os neurônios - episódio 2

Aquecendo os neurônios - episódio 3

Brigas conjugais

Bush - episódio 1

Vô Taquentino - episódio 1 

Não deixe de comentar o que achou dos programas e da idéia de usar a produção de áudio na sala de aula. 

 

 

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.