Você consegue dobrar a Língua? Por: Felipe Murta

 A característica que vamos estudar hoje se trata de uma Herança Autossômica Dominante (quando o gene responsável por determinada característica se manifesta em dose simples -heterozigose - Aa- ou em dose dupla -homozigose AA ). Você consegue dobrar a sua língua em U? Pois é, essa característica (Fenótipo-são as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais, por exemplo dobrar a língua em U) tem a ver com a informação gênica que tem no seu DNA (Genótipo- refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui. por exemplo, se é AA, Aa ou aa.). Para essa característica ocorrer ou não, depende do alelo que você recebeu da sua mãe e do alelo que recebeu do seu pai! Vamos entender melhor tudo isso depois da prática de hoje.

Materiais Necessários

  • 10 sacos (Plástico, papel ou de pano). obs.: Não
  •  TV e DVD ou computador, Data show e se pr
  •  Feijões de duas cores. (Exemplo: feijão

Fase 1 - Procedimentos

 Serão distribuídos 2 sacos para cada grupo, Nomeei um como mãe e o outro como pai com fita adesiva e papel. O Ideal é que se formem 5 grupos, dessa forma você irá precisar de 10 sacos.  Porque 5 grupos? Cada grupo fará cruzamentos com casais com genótipos diferentes, ou seja cada grupo terá resultados diferentes.  Genótipos: Casal 1: Mãe AA (8 feijões roxinhos no saco) x Pai aa (8 feijões carioquinhas no saco) Casal 2: Mãe Aa (4 feijões roxinhos e 4 carioquinhas) x Pai Aa (4 feijões roxinhos e 4 carioquinhas no saco) Casal 3: Mãe Aa (4 feijões roxinhos e 4 carioquinhas no saco) x Pai AA (8 feijões roxinhos no saco) Casal 4: Mãe aa (8 feijões carioquinhas no saco) x Pai Aa (4 feijões roxinhos e 4 carioquinhas no saco) Casal 5: Mãe aa (8 feijões carioquinhas no saco) x Pai aa (8 feijões carioquinhas no saco)   Dividir os alunos em 5 grupos e entregar um roteiro a cada grupo,  Ler o roteiro dos alunos com eles,  Entregar os sacos com os feijões,  Avisar que escolha dos alelos é aleatória e os alunos não devem olhar para dentro do saco durante a escolha, porque dessa forma poderão interferir negativamente na prática.  Escreva no quadro a cor do feijão que o aluno escolheu aleatóriamente e o alelo que ele representa, a cada passo.  Esquematizar no quadro os cinco casais, mas lembrar de que são os alunos que devem descobrir o genótipo parental. E assim que forem resolvendo o roteiro, os alunos devem colocar os dados encontrados no quadro para que possam comparar.  Quando acabarem a questão 5. Passe o vídeo “Você consegue enrolar a língua?” .  A discussão sobre penetrância incompleta fica a critério do professor. Se achar mais adequado conduzir o assunto de forma superficial, a título de curiosidade ou aprofundar até certo ponto.  Há uma pequeníssima probabilidade de ocorrer freqüência genotípica não esperada. O professor deve estar preparado para isso.

Fase 2 - Vídeo do Passo a Passo

 Abaixo você pode acompanhar o vídeo que auxiliará no entendimento da prática.

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