Who is dead ? Por: ANACLAUDIA REIS AMARAL

 " Who is dead ?" é um jogo que tem como finalidade aguçar o interesse dos alunos em relação ao conteúdo de genética (sistema ABO e fator Rh). Foi planejado com base nos seriados investigativos ingleses, como por exemplo: " Sherlock Holmes", sendo, portando, do gênero detetive. 

O jogo pretende revisar conceitos básicos sobre herança polialélica, e é indicado para alunos do Ensino Médio, podendo ser aplicado para alunos do 9ª Ano do Ensino Fundamental, que estejam vendo o conteúdo. 

A característica marcante da atividade é a utilização de habilidades lógicas e investigativas pelos alunos ao tentarem desvendar o mistério proposto. Ressalta-se que a interdisciplinaridade está presente no jogo através de dados históricos sobre a primeira e segunda guerras mundiais, desta forma, professores de outras disciplinas podem contribuir para um aprendizado diferencial durante a aplicação da prática. 

Vamos jogar?

Materiais Necessários

  • Impressão dos documentos em anexo
  • Cartolina para confecção dos 3 cartões
  • Cola -
  • Tesoura

Fase 1 - COMO APLICAR O JOGO "WHO IS DEAD?"

1º: Explicar que o jogo é estilo detetive, sendo abordado o conteúdo do sistema ABO e fator Rh.

(caso necessário, explicar o que é um jogo de detetive);

2º: Ler as regras (se possível deixá-las escritas no quadro);

3º: Início do Jogo: Leitura do cartão de introdução da primeira parte do jogo pela 1ª narradora;

4º: Entrega de uma folha para rascunho para cada aluno e, para cada grupo, do conjunto de cartões do primeiro kit (primeira parte) que corresponde à personagem específica do grupo (lembrando que cada grupo ficará com uma personagem da estoria) .

5º:Após a fala da 1ª narradora, será pedido que todos os integrantes do grupo conversem sobre seu personagem pois um será escolhido para falar para o resto do grupo sobre ele. O grupo terá 30 segundos para conversar e 1 minuto para falar sobre seu personagem para a turma;

6º: Quando todos os grupos disserem a 1ª narradora quem é seu respectivo personagem, os nomes completos dos personagens serão escritos no quadro e a narradora irá se apresentar.

7º: Após cada grupo falar sobre seu personagem a 1ª narradora (governanta) irá contar a sua história.

8º: Introdução da segunda parte do jogo pelo 2º narrador.

9º: Entrega de mais uma folha branca e do kit com os cartões da segunda parte do jogo (todos os grupos terão o mesmo kit).

10º Quando um grupo desvendar o mistério deverá dizer ao 2º narrador (Peter o motorista). Se a conclusão estiver correta, será pedido para que a turma pare o que estão fazendo, pois o mistério foi desvendado. O grupo falará o que descobriu, após isso a governanta e o motorista irão contar as suas histórias e o que aconteceu na noite do sumiço.

11º Discussão com a turma sobre o jogo.

Fase 2 - AS REGRAS DO JOGO

Não pode mexer no celular!

● Não pode conversar com os componentes de outros grupos sem a autorização do narrador.

● Caso precise de ajuda levante a mão que um dos aplicadores da prática irá até seu grupo.

● Leia todos os cartões que forem entregues ao seu grupo, caso tenha uma ordem numérica a siga.

● O jogo possui duas partes cada uma delas tem uma descoberta, estas deverão ser entregues ao narrador para que sejam verificadas se estão corretas. Só serão aceitas

descobertas que usarem como parte da justificativa o sistema ABO e\ou fator Rh.

Fase 3 - OS PERSONAGENS DO JOGO

Obs: essas informações são para melhor entendimento dos aplicadores do jogo, não devem ser lidas a turma já que o objetivo da 1ª parte é que eles descubram exatamente isso.

1- Frank A. Cooper: Casado com Elizabeth;

2- Elizabeth Brown Cooper: Casada com Frank, irmã da Anelize;

3- Anelize Brown Evans: irmã da Elizabeth;

4- John Brown Cooper: Filho de Frank e Elizabeth;

5 - Joanna Clemens: Governanta da casa dos Cooper;

6- Peter Adams: Motorista da casa dos Cooper.

Fase 4 - NARRADORES

Os narradores são dois personagens da história que serão interpretados por dois graduandos:

1ª parte: Joanna Clemens (Governanta)

2ª parte: Peter Adams ( Motorista)

Fase 5 - DIVISÃO DOS CARTÕES (KITS)

Kit - 1ª parte:

● Cartões de memórias (cada grupo receberá as memórias respectivas de um personagem);

● introdução 1ª parte;

● características ( de John, Frank, Anelize e Elizabeth);

● contexto histórico de 1917.

Obs:

- Caso haja dúvidas os cartões de características se referem aos 4 personagens no ano do assassinato 1940

- Cada envelope do kit 1 deverá conter a letra inicial do personagem referente dos cartões de memória (A, J, P e E). Exemplo: Envelope A, cartões de memória de A, introdução e contexto histórico.

Kit - 2ª parte:

● Cartões de localização;

● resultado da análise;

● contexto histórico de 1940;

● características (Joanna - governanta);

● uma memória de cada personagem;

● as memórias de John 1933;

● bilhete 1933;

● introdução 2ª parte.

Fase 6 - Introdução Joanna (1º narrador):

Um mistério corre pelas ruas de Londres envolvendo uma das famílias mais ricas da cidade. Uma grande poça de sangue foi encontrada no chão de um dos galpões da empresa dos Cooper. No dia anterior a esta descoberta um membro da família foi à polícia denunciar o sumiço de dois parentes. Nenhum nome foi revelado a imprensa, que especula um provável assassinato. Eu faço parte dessa história, assim como vocês. Cada um (grupo) é uma das seis pessoas envolvidas nessas história. Eu sei quem sou, mas quem são vocês? Vocês receberam partes de suas memórias antes do desaparecimento de dois de vocês. Se querem saber quem eu sou descubram que são primeiro. Mas uma coisa eu garanto, alguém está morto nesta sala. Quem está sentindo cheiro de terra? Um lembrete para as duas irmãs: a verdade sempre aparece!

Fase 7 - Introdução Peter (2º narrador):

Já faz alguns anos que trabalho para os Cooper. Meu pai trabalhou para o velho Sr. Cooper como jardineiro. Nas folgas após a escola sempre ia a residência levar o almoço de meu pai e por ter a mesma idade do jovem Cooper, nessas minhas idas a casa, eu acabava por ajudar ele nas suas infames idéias, que por muitas vezes acabavam por nos acarretar alguns problemas. 

Mas, após minha formação no colégio e a ida do jovem Cooper para estudar fora, o Sr. Cooper me ofereceu o emprego de motorista, algo que ajudou muito, pois meu pai não estava mais nas condições de trabalhar e sustentar a família. No primeiro momento como motorista, realizei tarefas apenas para o Sr. Cooper e sua esposa, mas com o retorno do jovem Cooper e a passagem da empresa para suas mãos, minha função de motorista permaneceu a seu merce, e além dessa função, eu o encobria por vezes em coisas que nem faço ideia. Mas essa última situação, foi a única que fiquei a par, mas no fundo, não queria!

Nunca imaginei que aquela noite poderia ficar pior …

E eu sei que ele não fez isso por querer…

Fase 8 - História: Joanna Clemens (Governanta)

Era o ano de 1920, meu primeiro ano como governanta na casa dos Cooper. Assumi o lugar da minha mãe que dedicou trinta anos de sua vida a essa família. Eu cresci nessa casa e de tanto ajudar a minha mãe aprendi o ofício. Desde muito nova ouvi e vi coisas que minha mãe sempre me fez jurar que manteria em segredo, algum tempo depois como governanta entendi o porquê, se tudo fosse a tona, aquela família se destruiria.

O que vi no meu primeiro ano foi um segredo que eu sabia que explodiria algum dia. Após a morte do Sr. Cooper, seu único filho assumiu o comando das empresas. Frank nunca foi um bom filho sempre deu muitos problemas aos pais, por imposição da família se casou com a filha mais velha de um grande político o Sr. Hector Brown, seu nome era Elizabeth uma jovem tranquila e muito prendada que sempre soube que não poderia fugir ao destino imposto pelo pai. O que ninguém sabia era que Frank tinha um caso com a filha mais nova de Hector, Anelize, na verdade eu era a única pessoa que sabia, por diversas vezes que fiquei trabalhando até mais tarde vi os dois se encontrando escondido na estufa. Mesmo após o casamento os dois continuaram a se encontrar escondido. 

Dois anos depois encontrei Anelize aos prantos na estufa, ao tentar acalmá-la e tentar entender o motivo de tanto choro ela revela que está grávida mas se recusa a falar de quem é o filho, aos pranto ela pede segredo pois está noiva de um homem que seu pai havia escolhido. Depois de acalmá-la sugeri que conversasse com a irmã pois certamente ela a ajudaria. O que ouvi a seguir foram muitos gritos e berros, Elizabeth forçou a irmã a contar de quem era o filho e ao saber que era do seu próprio marido começou a jogar tudo o que havia pela frente na irmã, entrei correndo na sala para acalmar as duas.

Após muita gritaria Elizabeth sugere uma saída, já que estava tentando engravidar a dois anos ela ficaria com o filho de Anelize, mentiria ao marido dizendo que está grávida e que gostaria de passar a gestação no interior pois, queria um lugar mais calmo e com ar fresco, pediria para levar a irmã como companhia, ao voltar Anelize nunca poderia revelar a história e nem chegar perto de Frank novamente. Nove meses depois as duas voltaram e toda a família acreditou que o filho era de Elizabeth, alguns meses depois Anelize se casou. Durante os dezoito anos seguintes nenhuma das duas nunca tocou nessa história, até que um atentado aéreo da Alemanha Nazista a desenterra.

Fase 9 - História final Anelize:

Na noite do atentado Anelize tinha marcado um jantar na casa dos Coopers, era um modo de fingir para seu pai que estava tudo bem entre ela e a irmã. Quando as sirenes começaram a tocar ela, seu marido e todos os funcionários se esconderam no porão da mansão com medo de que a casa fosse atingida. Todos passaram a noite lá, saindo apenas ao amanhecer.  Anelize notou que apenas a irmã havia voltado para casa, pois ao sair do porão ouviu vindo do quarto dela gritos e choros, ao chegar lá Elizabeth estava jogada no chão balbuciando coisas sem sentido. Pensando que algo havia acontecido com Frank e John foi a polícia pedir ajuda para achá-los.

Fase 10 - Cartões de memória: ANELIZE - ​KIT 1

  • Estou com muita raiva da minha irmã, ela pegou mais uma vez meu vestido favorito.  Ano:1910
  • Estou apaixonada, mas nosso amor é proibido… Ano:1913
  • Por que ela tem que casar primeiro ? E logo com ele ? Ano:1915
  • Este deveria ser o meu vestido, meu casamento, e não deles ! Ano:1915
  • O nosso amor não acabou ! Ano:1915
  • Um filho!! Que não vou poder criar…. Pois destruiria a vida da minha irmã e da minha família! Ano:1917
  • Vou ser obrigada a casar com um troglodita só por ele ter muito dinheiro. Ano: 1917
  • A guerra está chegando à Londres, não haverá melhor momento para irmos para a fazenda, apenas eu e a minha irmã. Ano: 1917
  • Pelo menos o meu vestido de casamento é lindo. Olha como ele está bonito, é insuportável ter que ignorá-lo. Ano:1918
  • Pelo menos o meu vestido de casamento é lindo. Olha como ele está bonito, é insuportável ter que ignorá-lo. Ano:1918
  • Pelo menos o meu vestido de casamento é lindo. Olha como ele está bonito, é insuportável ter que ignorá-lo. Ano:1918

Fase 11 - Cartões de memória: FRANK - ​KIT 1

  • Condeno a minha mãe todos os dias por eu ser o único filho… Logo terei que assumir os negócios da família. Ano: 1913
  • Ela é uma linda jovem, apaixonar por ela foi estupidez… Sei que meus pais tem planos para mim… Ano: 1913
  • Já me impuseram todas as suas vontades, agora um casamento forçado, um jogo político ! Ano: 1914
  • Ela continua linda, mesmo em seu vestido de dama de honra. Quão bela ele ficaria vestida de noiva, vindo até mim ? Ano: 1915
  • Nosso amor é mais forte do que eu. Como gostaria de tê-la em meus braços ! Por que fui aceitar a imposição dos meus pais ? Ano: 1915
  • Finalmente darei um neto aos meus pais. Ano: 1917
  • A guerra está chegando à Londres em um péssimo momento, a minha mulher terá que ir para o interior para ter nosso filho e junto com ela vai o meu amor ! Ano: 1917
  • Hoje é o casamento dela. Ela realmente está linda ! Por que ela não olha para mim ? Ano: 1918
  • Por que a minha esposa é tão distante do nosso filho? Ano: 1919
  • Ele tem os olhos de quem um dia eu amei tanto… Como isso é possível ? Ano: 1919

Fase 12 - Cartões de memória: ELIZABETH - ​KIT 1

  • Por que as coisas são sempre do jeito dela? Ano: 1910
  • Eu não o amo! Mas é minha responsabilidade casar. Ano: 1915
  • Como queria fugir desse casamento. Ano: 1915
  • Eu preciso engravidar, somente assim vou me livrar da obrigação de esposa. Ano: 1916
  • Não acredito que ela fez isso, ainda por cima com ele! Como ela foi capaz de me trair, eu que sempre a protegi. Ano: 1917
  • Tenho que ajudá-la, apesar de tudo é minha irmã, mas não haveria momento melhor para essa criança nascer! Ano: 1917
  • Com essa viagem meu plano dará certo! Ano: 1917
  • Que ela consiga ser feliz com esse casamento! Ano: 1918
  • Ele tem os olhos dela, não consigo estar próximo a ele. Ano: 1919
  • Mesmo após tudo isso, eu não consigo amá-lo! Ano: 1919

Fase 13 - Cartões de memória: JOHN - ​KIT 1

  • Quando adolescente, uma coisa muito estranha aconteceu comigo… uma das piores coisas que já vivi… Mesmo após ser alertado por minha tia fui andar a cavalo. Levei um coice e acordei no hospital com muita dor de cabeça. O que não faz sentido é que Joanna, a governanta, disse que precisei do sangue dela. J. Por que Joanna tem mais carinho por mim do que minha mãe? Ano: 1937
  • Por que a governanta me cria? Ano: 1935
  • Meu pai sempre está viajando, me sinto tão só sem ter ele e minha tia por perto. Ano: 1927
  • Minha infância próximo a minha tia foi tão boa. Ano: 1925
  • Minha mãe está sempre distante, não entendo o porque ela se mantém assim. Será que sou um filho tão ruim? Ano: 1934
  • Uma das minhas primeiras memórias de infância é o sorriso da minha tia. Ano: 1922
  • Meu pai sempre está viajando, me sinto tão só sem ter ele e minha tia por perto. Ano: 1930

Fase 14 - Introdução - ​KIT 1

Introdução - 1ª parte

Um mistério corre pelas ruas de Londres envolvendo uma das famílias mais ricas da cidade. Uma grande poça de sangue foi encontrada no chão de um dos galpões da empresa dos Cooper. No dia anterior a esta descoberta um membro da família foi à polícia denunciar o sumiço de dois parentes. Nenhum nome foi revelado a imprensa, que especula um provável assassinato. Nós vimos toda essa história, guardamos seus segredos, mas não vamos deixar que sujem as nossas mãos de sangue. Cada grupo é uma das quatro pessoas envolvidas nessas história, os reais culpados. Eu sei quem sou, mas quem são vocês? Vocês receberam partes de suas memórias antes do desaparecimento de dois de nós. Se querem saber quem eu sou descubram que são primeiro. Mas uma coisa eu garanto, alguém está morto nesta sala. Quem está sentindo cheiro de terra? Um lembrete para as duas irmãs: a verdade sempre aparece!

OBS.:. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 15 - Introdução - ​KIT 2

Introdução - 2ª parte

Já faz alguns anos que trabalho para os Cooper. Meu pai trabalhou para o velho Sr. Cooper como jardineiro. Nas folgas após a escola sempre ia a residência levar o almoço de meu pai e por ter a mesma idade do jovem Cooper, nessas minhas idas a casa, eu acabava por ajudar ele nas suas infames idéias, que por muitas vezes acabavam por nos acarretar alguns problemas. Mas, após minha formação no colégio e a ida do jovem Cooper para estudar fora, o Sr. Cooper me ofereceu o emprego de motorista, algo que ajudou muito, pois meu pai não estava mais nas condições de trabalhar e sustentar a família. No primeiro momento como motorista, realizei tarefas apenas para o Sr. Cooper e sua esposa, mas com o retorno do jovem Cooper e a passagem da empresa para suas mãos, minha função de motorista permaneceu a seu merce, e além dessa função, eu o encobria por vezes em coisas que nem faço ideia. Mas essa última situação, foi a única que fiquei a par, mas no fundo, não queria! Nunca imaginei que aquela noite poderia ficar pior … E eu sei que ele não fez isso por querer… Só estava pensando em salvá-lo

OBS.:. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 16 - Contexto histórico 1917 - ​KIT 1

Contexto histórico do ano de 1917 : 

Quando a Rainha Victoria morreu em 1901, parecia que o poder da Inglaterra se esvaia. O novo rei, Eduardo VII, colocou o país em um longo período de declínio. Enquanto isso, no continente europeu, outras potências se desenvolviam – Rússia, Áustria-Hungria, Turquia e a Alemanha, que investem em seu poder militar. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinand em 1914 em Sarajevo, finalmente colocou essas potências em conflito, iniciando o que hoje conhecemos como a I Guerra Mundial! Em 1915, quando a Alemanha utilizou de grandes balões-dirigíveis, os Zepelins, Londres foi atacada até desenvolver baterias antiaéreas, que foram eficientes para a derrubada destes dirigíveis. Em 1917, as batalhas sangrentas nas trincheiras, especialmente nos Flandres (Bélgica), causaram a morte de mais de um milhão de Britânicos.

OBS.:. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 17 - Contexto histórico 1940 - ​KIT 2

Contexto histórico do ano de 1940: 

No auge da Segunda Grande Guerra, a Alemanha nazista promovia a chamada Blitz, que era uma campanha de bombardeamentos estratégicos realizada pela Luftwaffe - a aviação alemã - contra o Reino Unido, entre 7 de setembro de 1940 e 10 de maio de 1941. O nome provém da contração popular inglesa da palavra alemã Blitzkrieg ('guerra relâmpago'). Embora tenha atingido várias cidades na Inglaterra, começou com o bombardeamento de Londres, que se seguiu por 57 noites consecutivas. Foi um completo terror. Às vezes, não dava tempo das sirenes tocarem, muitos morriam antes de chegar ao local mais seguro da cidade, o metrô. Milhares de londrinos passavam até dias abrigado neste local. No final de 1941, mais de 43.000 civis, metade deles em Londres, foram vitimados pelas bombas, e mais de um milhão de casas destruídas ou danificadas apenas na região londrina.

OBS. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 18 - Cartões de características - ​KIT 1

Características de F

·Gênero: Masculino

·Altura: 1,87

·Peso: 78kg

·Cor dos olhos: Castanhos

·Cor dos cabelos: Castanho

·Tipo sanguíneo: A-

Características de A

·Gênero: Feminino

·Altura: 1,68

·Peso: 60 kg

·Cor dos olhos: Verde

·Cor dos cabelos: Loiro

·Tipo sanguíneo: B-

Características de J

·Gênero: Masculino

·Altura: 1,92

·Peso: 72 kg

·Cor dos olhos: Verde

·Cor dos cabelos: Castanho

·Tipo sanguíneo: AB-

Características de E

·Gênero: Feminino

·Altura: 1,67

·Peso: 64 kg

·Cor dos olhos: Castanhos

·Cor dos cabelos: Castanhos

·Tipo sanguíneo: O+

OBS. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 19 - Cartões de memórias - ​KIT 2

Memória

Anelize: “Onde vocês estão”

Ano: 1940

Memória

Elizabeth: “Sim, a verdade sempre aparece!”

Ano: 1940

Memória

John: “ Dor”

Ano: 1940

Memória

Frank: “Eu … Eu sou um ...” Choro compulsivo

Ano: 1940

OBS. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 20 - Cartões de localização - ​KIT 2

Localização 

John: na rua indo encontrar com os pais 

Ano: 1940

Localização 

Frank: na empresa 

Ano: 1940

Localização

Anelize: na casa da família Cooper. 

Ano: 1940

Localização

Elizabeth: na empresa 

Ano: 1940

OBS. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 21 - Bilhete - ​KIT 2

Bilhete: 

“Sra. Cooper estou levando às pressas John para o hospital, por favor nos encontre lá!” (Ano: 1933)

OBS. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 22 - Características - KIT 2

Características da Joanna:

  • ·Altura: 1,57
  • ·Peso: 67 kg
  • ·Cor dos olhos: Verde
  • ·Cor dos cabelos: Preto
  • ·Tipo sanguíneo: O+

OBS. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 23 - Resultado na análise - ​KIT 2

Resultado da análise sanguínea (Ano:1940) 

A amostra de sangue coletada apresenta dois tipos sanguíneos O e AB, além de aglutinações e lise de algumas hemácias. 

Aglutinação: Ação de aglutinar, de unir, de ficar fortemente ligado. 

Lise: Dissolução ou destruição de um elemento orgânico.

OBS. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Fase 24 - Memória John - ​KIT 2

Memória: John - 1933 

Quando adolescente, uma coisa muito estranha aconteceu comigo… uma das piores coisas que já vivi… Mesmo após ser alertado por minha tia fui andar de cavalo. Levei um coice e acordei no hospital com muita dor de cabeça. O que não faz sentido é que Joanna disse que precisei do sangue dela.

OBS. É importante certificar que cada cartão tenha 4 cópias ( uma para kit)!

Comentários - 0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.