Quem Somos

Tudo o que você pode querer saber sobre o pontociência.

O que é?

O portal pontociência é uma iniciativa pioneira na criação de uma comunidade virtual de professores, alunos e entusiastas da ciência. Nele você vai encontrar instruções passo-a-passo, com fotos e vídeos, de experimentos de Química, Física e Biologia. A ciência por trás dos fenômenos é explicada em uma linguagem simples e com grande cuidado e precisão nas informações fornecidas. O portal é um ponto de encontro onde pessoas podem discutir a criação e utilização de experimentos no ensino e na divulgação da ciência.

O que você pode fazer aqui?

Além de ter acesso gratuito aos experimentos criados pela equipe do projeto, você pode criar uma conta e publicar seus próprios experimentos, relatando atividades feitas com seus alunos ou em casa.Os experimentos são classificados em termos de sua dificuldade de execução, tempo de preparo, custo dos materiais, etc., permitindo uma pesquisa que contemple o tipo de atividade mais compatível com sua realidade. Você pode também comentar o conteúdo de cada experimento e tirar dúvidas através do fórum disponível em cada um deles.Se você se identificar com o trabalho de algum outro usuário, poderá acompanhar o seu progresso, ou seja, você receberá um recado em sua página sempre que ele colocar algum experimento novo.Além disso, o projeto oferece oficinas para professores de ciências (química, física, biologia e ciências do ensino fundamental) que os capacitam a produzir roteiros de experimentos, que podem ser utilizados no portal.

Eu posso anunciar no pontociência?

No momento o portal é totalmente financiado com recursos públicos provenientes da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia). O serviço é prestado de forma completamente gratuita e não tem fins lucrativos.

Quem usa o pontociência?

O pontociência é voltado para um público diverso e que tem em comum o entusiasmo no lado prático da ciência. Nossos usuários incluem professores de todos os níveis e disciplinas, alunos ou pais de alunos e pessoas procurando ou querendo publicar experimentos. Queremos que todos possam ter acesso a ferramentas simples e amigáveis para compartilhar informações e criar uma comunidade.

Quem faz o pontociência?

O pontociência é um projeto desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais. Além dos bolsistas do projeto, os participantes da comunidade contribuem com a construção do conteúdo do portal.

Alfredo Luis Mateus
Professor de Química do Colégio Técnico da UFMG, Alfredo fez seu doutorado em Química Inorgânica na área de catálise, na Universidade da Flórida. Desde então têm trabalhado com a divulgação da ciência através de peças de teatro, shows de ciência, programas de rádio e livros de experimentos com materiais de baixo custo. É autor do livro “Química na cabeça”, publicado pela Editora UFMG.

Débora d´Ávila Reis
Sou professora e pesquisadora do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Fiz mestrado na área de Bioquímica (UFMG) e doutorado em Imunologia (UFMG e Universidade de Vanderbilt, EUA). Com a colaboração de alunos de graduação e professores do ICB e do Centro Pedagógico da UFMG, venho me dedicando à divulgação de ciência através do rádio, dirigida especialmente para o público infantil e adolescente.

Eduardo Fleury Mortimer
Professor de Prática de Ensino de Química da Faculdade de Educação da UFMG desde 1983, o professor Eduardo fez seu mestrado em educação na UFMG e seu doutorado na mesma área na USP. Entre seus interesses de pesquisa destaca-se a relação entre a elaboração de conceitos científicos e o uso da linguagem em salas de aula de química e ciências. Trabalha também na pesquisa sobre formação de professores e coordena um grupo de formação continuada na UFMG - FoCo - com ampla tradição de pesquisa, produção de materiais e desenvolvimento profissional de professores. Publicou em 2002, o livro 'Química', para o ensino médio, da série Parâmetros da Editora Scipione, escrito em parceria com Andréa Horta Machado.

Helder de Figueiredo e Paula
Professor de Física do Colégio Técnico da UFMG. O professor Helder fez seu doutorado em Educação pela FAE/UFMG. Participa de diversos projetos de formação de professores de ciências junto ao Centro de Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da UFMG (CECIMIG/FAE/UFMG) e é co-autor da coleção de livros didáticos de Ciências (Construindo Consciências – Ciências) para as quatro últimas séries do Ensino Fundamental lançada pela Editora Scipione em 2004.

Lilian Borges Brasileiro
Professora de Química do Colégio Técnico da UFMG. Doutora em Química Orgânica pela UFMG.

Estagiários

Edgard Paiva, Belas Artes na UFMG.

Filipe Carrijo, Belas Artes na UFMG.

Gianinni Pelizer, Licenciatura em Física na UFMG.

Leandro Henrique Fantini, Licenciado em Química pela UFMG.

Marcos Giovanni Moreira, Licenciatura em Química na UFMG.

A UFMG é uma das mais importantes universidades do Brasil, tendo uma grande atuação na pesquisa, ensino e extensão. Com 80 anos de existência, a UFMG atende mais de 34 mil alunos e possui um quadro docente altamente qualificado com 2.446 professores. A UFMG possui tradição na área de ensino de ciências e vêm realizando pesquisas, publicando livros e artigos em periódicos, formando mestres e doutores e capacitando professores da rede pública há vários anos.

> www.ufmg.br

Empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Promove e financia a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País. O apoio da FINEP foi fundamental para a criação do pontociência. O projeto de apoio terminou em janeiro de 2011.

> www.finep.gov.br

Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS)

O Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia da SECIS vêm se destacando por coordenar várias ações importantes na divulgação científica brasileira, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, eventos sobre ciência e mídia e o apoio a centros e museus de ciência.

> www.mct.gov.br